Paciente crônico aguarda há cinco anos transplante de rins e denuncia Sesau pela demora em conseguir TFD

Segundo Antônio Bento já encontraram o doador compatível e a vaga em outro Estado. Contudo, depende apenas da Sesau para conceder o TFD

Paciente crônico aguarda há cinco anos transplante de rins e denuncia Sesau pela demora em conseguir TFD
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Divulgação/Governo de Roraima

O paciente renal crônico Antônio Bento procurou a TV imperial para denunciar o descaso do Governo de Roraima com a liberação do seu Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Há anos sofrendo com perda gradativa da função renal, seu Antônio entrou para fila de pacientes que necessitam de transplante. Cerca de cinco anos ele permanece esperando na expectativa e esperança de conseguir a cirurgia.

De acordo com ele já encontraram o doador compatível, assim como a vaga em outro Estado. Contudo, depende apenas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) para conceder o TFD. Sendo que a clínica responsável pelo tratamento em Roraima, já encaminhou toda a documentação à secretaria.

Ainda conforme o paciente a Sesau alega que as documentações enviadas pela clínica estão erradas, dessa forma transferindo a responsabilidade para a Clínica. “O problema é que eles ficam jogando a responsabilidade um para o outro. Enquanto isso a Sesau diz que os documentos da clínica renal estão errados. A clínica rebate dizendo que faltam assinaturas do médico responsável. E eu estou aqui praticamente há cinco anos esperando. Eu tenho doador, tenho os exames e estou liberado para fazer o transplante, mas falta o TFD, disse.

Outro lado

Por meio de nota a Secretaria de Saúde disse que a Clínica Renal de Roraima encaminhou a documentação do processo de TFD do paciente à coordenação geral de Regulação de Alta Complexidade nesta sexta-feira, 17. E a partir aguardará retorno da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, onde está sendo realizada análise.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x