Um paciente, de 29 anos, entrou em contato com a redação nesta quinta-feira (25), para denunciar a falta de proctologista na rede pública de Roraima.
Conforme o homem, ele fez um procedimento na região perianal há três meses no Hospital Geral de Roraima (HGR), onde foi identificado uma fístula. Posteriormente, o encaminharam à Clínica Especializada Coronel Mota.
Dessa forma, a equipe da unidade o entregou um encaminhamento para cirurgia no HGR para tratar a doença. No entanto, de acordo com o paciente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que não há proctologista na rede pública de Roraima.
Ele disse também que a Pasta informou que o convênio com estes profissionais ainda estava sendo finalizado. No entanto, já se passaram meses.
“É um problema muito horrível. Um problema muito chato que só cirurgia dá jeito, escutei isso da boca de um cirurgião. Tem proctologista no estado, só que eles não tem esse convênio com o Governo”, explicou.
Ainda segundo o denunciante, o ferimento não cicatriza e, por isso, ele não consegue nem sentar. Do mesmo modo, o paciente não pode desempenhar tarefas simples por causa do problema e disse que não procurou a rede privada pois a cirurgia custa em média R$ 30 mil.
Citada
Procurada, a Sesau informou que ainda está finalizando o processo para contratação de proctologistas e que a expectativa é que as consultas e cirurgias dessa área sejam retomadas a partir de setembro.
Fonte: Da Redação