Saúde

Paciente grava vídeo e denuncia falta de médicos no Pronto Atendimento Cosme e Silva, em Boa Vista

Um paciente, que preferiu não se identificar, gravou um vídeo no Pronto Atendimento Cosme e Silva na madrugada desta segunda-feira (30) para mostrar que não havia nenhum médico para fazer atendimento na unidade.

Na filmagem, que ocorreu por volta das 5h, o paciente abriu as portas dos quatro consultórios para mostrar que não havia profissionais no local.

O homem disse que não conseguia dormir devido às fortes dores que sentia por causa de um tumor no rosto. Ao chegar no Hospital Geral de Roraima (HGR) recebeu a informação de que o atendimento dele seria pelo Cosme e Silva.

Ele se dirigiu ao local, fez a ficha, mas devido a demora no atendimento, resolveu conferir e constatou que não havia nenhum médico nos consultórios.

Confira o vídeo:

Conforme o denunciante, a informação era de que o único médico que estava no atendimento havia saído para atender uma emergência. Contudo, não voltou mais.

“Já era 5h da manhã e tinha vários pacientes e não voltou mais [o médico]. Procurei a administração, procurei a gestão e nada. Não tem ninguém. Não tem ninguém pra responder praticamente nada. E então eu resolvi filmar”, relatou.

Além disso, o paciente ressaltou que o serviço público não é de graça, pois os cidadãos pagam impostos para receberem retorno nos serviços públicos.

“As pessoas falam ali: ‘é de graça”. Mas aquilo não é de graça, cara. O médico ali não é de graça nós. Isso tudo está embutido nos impostos que nós pagamos no arroz, no feijão, na caixa de fósforo, né? Tudo que a gente compra, isso tá embutido. Aí algumas pessoas têm o entendimento de que é de graça. Isso não é de graça. É um dinheiro que a gente paga”, desabafou.

Paciente voltou para casa sem atendimento

Apesar de ter procurado a direção do hospital ou qualquer funcionário para tirar as dúvidas, o paciente voltou para casa sem atendimento.

“E eu saí às 3h. Três horas não. Eu saí 5h10. Três horas foi o horário que eu cheguei. E às 5h10, não fui atendido, né? E não obtive nenhuma resposta de ninguém lá dentro. Não tem ninguém. E fui embora para casa simplesmente doente e com o ouvido, com o rosto (porque o tumor é próximo ao ouvido) e com o rosto muito muito inflamado, muito ruim. Ou seja, os meus impostos não estão valendo nada, praticamente nada”, desabafou novamente.

Outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou que, ao tomar conhecimento da reclamação, determinou à direção geral do Pronto Atendimento Cosme e Silva que adotasse todas as medidas cabíveis relacionadas ao caso.

Esclarece ainda que durante os finais de semana, a escala de plantão contava com oito médicos, com revezamento de descanso a partir das 00h.

Por fim, disse que durante a gravação do vídeo, três profissionais do plantão que estavam no horário foram deslocados para uma intercorrência médica na sala de emergência da unidade, ocasionando a interrupção momentânea dos serviços de atendimentos normais.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

11 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

14 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

15 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

15 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

16 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

18 horas ago