Paciente tetraplégico internado há meses no HGR aguarda decisão por TFD; enquanto isso a doença se agrava

Doença de Mário se agravou durante os oito meses de internação. E nesse período o Governo não concedeu o TFD

Paciente tetraplégico internado há meses no HGR aguarda decisão por TFD; enquanto isso a doença se agrava
Fachada do HGR – Foto: Rosi Martins

O paciente tetraplégico, Mário César Souza Dos Santos, está internado há oito meses no Hospital Geral de Roraima (HGR), e aguardando Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Ele deu entrada com o quadro de úlcera infecciosa (uma ferida que se forma no revestimento interno de um órgão, podendo ser superficial ou profunda). Mas devido a demora de internação e sem respostas para uma cirurgia, a úlcera se agravou e, agora, Mário está com osteomielite crônica.

Ele, juntamente com a mãe, Maria Marpezia Souza, servidora pública, procuraram a TV Imperial para denunciar que o Governo de Roraima tem negligenciado na demora em conseguir o TFD. Além disso, relatam outras condições precárias como falta de medicamentos específicos para o paciente, assim como má alimentação servida tanto para pacientes quanto para acompanhantes.

Conforme a mulher já houve a decisão da junta médica que informou sobre a decisão do Tratamento para Mário. Por outro lado dependem da resposta e sinalização favorável do Estado sobre o TFD.

“A situação do meu filho está precária. Ele precisa desse tratamento e venho fazer um apelo para o Estado para que venha conceder a ele esse TFD. Porque como paciente ele sofre e eu como mãe também estou sofrendo. Não tem sido fácil. Precisamos muito que saia esse TFD porque eu tenho medo das consequências que virão pela frente. São oito meses hospitalizado”, declarou Maria Souza.

Campanha Solidária

Por conta da doença e falta de condições financeiras para cobrir despesas com medicamentos que não têm no HGR, a família encontrou uma maneira de amenizar a situação, criando uma campanha solidária. Conforme a mãe, Maria, eles já estão há oito meses com essa ação para, também, ajudar no TDF, quando sair a decisão oficial.

O que diz a Sesau

A reportagem da TV Imperial procurou a Secretaria de Saúde para falar sobre a denúncia. Conforme a nota da Sesau “o paciente Mário César Souza dos Santos, não constam registros de abertura de processo de abertura de processo de TFD”, afirmou.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x