Saúde

Pais voltam a cobrar que Unimed em RR regularize pagamento de clínicas que atendem crianças com autismo e síndrome de down

Um grupo de mães e pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down fizeram uma carta aberta cobrando a Unimed FAMA por terapia e tratamento a seus filhos. Os Representantes do grupo procuraram o Roraima em Tempo nesta quinta-feira (07).

Os pais pedem então que a Unimed regularize os pagamentos das clínicas que fornecem serviços de terapia para as crianças. Os pagamentos estão interrompidos desde janeiro de 2022, e o caso se agravou em abril desse ano.

O Roraima em Tempo procurou a Unimed para posicionamento, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Os pais explicam que pagam o plano de saúde, e que buscaram o tratamento para seus filhos, porém, ele foi negado pelo plano. Com isso, os pais entraram com ações judiciais obrigando a Unimed a custear o tratamento.

Atualmente, 203 famílias estão como pacientes judiciais, ou com liminares, ou com decisões transitadas em julgado. Por outro lado, até o momento, a Unimed está inadimplente com todas as clínicas que atendem os pacientes judiciais com TEA.

Essa inadimplência gera suspensão dos atendimentos, e com isso, as crianças estão perdendo tratamentos, judicialmente determinados, sem nenhuma explicação ou resposta da instituição.

O grupo de pais acionou o Procon Municipal, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), bem como o Ministério Público.

Os familiares realizaram no dia 20 de junho, uma manifestação em frente à sede administrativa da Unimed FAMA, pedindo esclarecimentos, sem sucesso.

Os pais afirmam ainda que, as suspensões podem gerar a perda de vagas nas clínicas onde os filhos realizam os tratamentos.

Fonte: Da Redação

Gabriel Cavalcante

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

9 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

9 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

10 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

13 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

14 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

15 horas ago