Saúde

Pais voltam a cobrar que Unimed em RR regularize pagamento de clínicas que atendem crianças com autismo e síndrome de down

Um grupo de mães e pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down fizeram uma carta aberta cobrando a Unimed FAMA por terapia e tratamento a seus filhos. Os Representantes do grupo procuraram o Roraima em Tempo nesta quinta-feira (07).

Os pais pedem então que a Unimed regularize os pagamentos das clínicas que fornecem serviços de terapia para as crianças. Os pagamentos estão interrompidos desde janeiro de 2022, e o caso se agravou em abril desse ano.

O Roraima em Tempo procurou a Unimed para posicionamento, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Os pais explicam que pagam o plano de saúde, e que buscaram o tratamento para seus filhos, porém, ele foi negado pelo plano. Com isso, os pais entraram com ações judiciais obrigando a Unimed a custear o tratamento.

Atualmente, 203 famílias estão como pacientes judiciais, ou com liminares, ou com decisões transitadas em julgado. Por outro lado, até o momento, a Unimed está inadimplente com todas as clínicas que atendem os pacientes judiciais com TEA.

Essa inadimplência gera suspensão dos atendimentos, e com isso, as crianças estão perdendo tratamentos, judicialmente determinados, sem nenhuma explicação ou resposta da instituição.

O grupo de pais acionou o Procon Municipal, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), bem como o Ministério Público.

Os familiares realizaram no dia 20 de junho, uma manifestação em frente à sede administrativa da Unimed FAMA, pedindo esclarecimentos, sem sucesso.

Os pais afirmam ainda que, as suspensões podem gerar a perda de vagas nas clínicas onde os filhos realizam os tratamentos.

Fonte: Da Redação

Gabriel Cavalcante

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

47 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

2 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

15 horas ago