Saúde

Pais voltam a cobrar que Unimed em RR regularize pagamento de clínicas que atendem crianças com autismo e síndrome de down

Um grupo de mães e pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down fizeram uma carta aberta cobrando a Unimed FAMA por terapia e tratamento a seus filhos. Os Representantes do grupo procuraram o Roraima em Tempo nesta quinta-feira (07).

Os pais pedem então que a Unimed regularize os pagamentos das clínicas que fornecem serviços de terapia para as crianças. Os pagamentos estão interrompidos desde janeiro de 2022, e o caso se agravou em abril desse ano.

O Roraima em Tempo procurou a Unimed para posicionamento, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Os pais explicam que pagam o plano de saúde, e que buscaram o tratamento para seus filhos, porém, ele foi negado pelo plano. Com isso, os pais entraram com ações judiciais obrigando a Unimed a custear o tratamento.

Atualmente, 203 famílias estão como pacientes judiciais, ou com liminares, ou com decisões transitadas em julgado. Por outro lado, até o momento, a Unimed está inadimplente com todas as clínicas que atendem os pacientes judiciais com TEA.

Essa inadimplência gera suspensão dos atendimentos, e com isso, as crianças estão perdendo tratamentos, judicialmente determinados, sem nenhuma explicação ou resposta da instituição.

O grupo de pais acionou o Procon Municipal, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), bem como o Ministério Público.

Os familiares realizaram no dia 20 de junho, uma manifestação em frente à sede administrativa da Unimed FAMA, pedindo esclarecimentos, sem sucesso.

Os pais afirmam ainda que, as suspensões podem gerar a perda de vagas nas clínicas onde os filhos realizam os tratamentos.

Fonte: Da Redação

Gabriel Cavalcante

Recent Posts

Governo cria grupo de trabalho para evitar uso do Bolsa Família com apostas online

Nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC) mostrou que os beneficiários do auxílio gastaram R$…

6 horas ago

Comerciante é preso no Amazonas suspeito de estuprar duas crianças de 6 e 9 anos que atraiu com bombons em Rorainópolis

Testemunhas presenciaram o acusado chamando crianças para dentro de sua casa ofertando bombons

8 horas ago

Servidora da Maternidade de RR relata falta de vagas em blocos e alimentação para pacientes e acompanhantes: ‘está um caos’

Print de uma mensagem enviada a servidores do local na manhã deste sábado, 28, diz…

8 horas ago

Na maternidade reformada: pacientes ficam em cadeiras após o parto e acompanhantes dormem no chão; veja vídeo

Maternidade foi inaugitada às pressas em campanha eleitoral, antes mesmo da compra dos móveis

11 horas ago

Mulheres ganham 18,7% a menos que homens em Roraima, aponta relatório

Documento reúne informações de 88 empresas roraimenses com 100 ou mais funcionários

11 horas ago

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, estava internado na UTI do HGR após ter…

12 horas ago