A construção do Centro de Radioterapia de Roraima, na rua Amsterdã, bairro Aeroporto, virou abrigo de migrantes. Parada desde 2019, a obra era uma esperança para pacientes de câncer que precisam ir para outros estados em busca de tratamento.
A reportagem esteve no local na manhã desta terça-feira (17) e constatou que a construção segue abandonada. Além disso, várias pessoas se abrigaram na estrutura.
Por outro lado, a placa que contém as informações obrigatórias do serviço está com a escrita apagada quase que em sua totalidade.
Promessa
A obra era uma promessa do senador eleito Hiran Gonçalves (PP). Ele anunciou a construção várias vezes na imprensa e nas redes sociais.
Em uma das publicações, ele chegou a afirmar que trouxe R$ 10 milhões para a implantação do Centro de Radioterapia. No entanto, não houve a conclusão da obra, assim como a prestação de contas.
O Centro de Radioterapia teve a construção iniciada em 2018, com prazo de entrega em outubro do ano seguinte. Assim, o valor foi orçado em R$ 7,2 milhões. Em seguida, em 2019, o governador Antonio Denarium (PP) esteve no local, acompanhado de Hiran Gonçalves, mas logo depois a obra parou.
Em 2022, Denarium prometeu concluir o Centro de Radioterapia
Nas eleições de 2022, ao registrar a candidatura e seu plano de governo, Denarium prometeu finalizar a obra da unidade. Além disso, ele ainda disse que construiria mais sete unidades de saúde em Roraima.
O Roraima em Tempo questionou o Governo que medidas pretende tomar.
Por meio de nota, o Governo disse que não tem autonomia na obra e disse que a responsabilidade para a contratação da empresa para executar o serviço é do Ministério da Saúde. Disse ainda que as demandas de pacientes que precisam de tratamento com radioterapia são feitas na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima e TFD.
Instituto de Prevenção de Barretos não faz tratamento em Roraima
Anunciado por Hiran e Denarium como Hospital de Amor, o Instituto de Prevenção do Câncer, ligado ao Hospital de Amor de Barretos, não realiza tratamento em Roraima.
A Fundação Pio XII inaugurou a unidade em junho de 2021. O intuito é atuar na prevenção da doença com realização de exames. Dessa forma, com diagnóstico positivo para câncer, o Instituto encaminha pacientes para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Assim, quem precisa de radioterapia tem que buscar tratamento em outros estados. Em alguns casos o Governo concede o TFD. Entretanto, os pacientes enfrentam um novo desafio devido à demora na concessão do benefício.
Fonte: Da Redação