Saúde

Parceria com Ministério da Saúde fortalece rede especializada à saúde da mulher em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), lançou nesta sexta-feira, 16, no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (CPCOM), a Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal.

Com oferta de consultas ginecológica e mastologia, biópsias, exames de mamografia, ultrassonografias e teleconsulta, a carreta tem previsão de ficar no CPCOM por 30 dias, podendo prorrogar pelo mesmo período. Para a secretária-adjunta de Saúde, Mareny Damasceno, a unidade móvel é como um complemento ao trabalho já promovido pela prefeitura.

“O CPCOM, desde 2016, atende mais de 5 mil mulheres por ano com foco total na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo do útero, além das Carretas da Mulher, que desenvolvem um trabalho itinerante pelo município ofertando os mesmos serviços. Agora, recebemos de forma temporária a carreta do MS, para reduzir ainda mais as filas do SUS e fortalecer a rede especializada”, destacou.

Redução de filas e tempo de espera

Assim como as carretas da prefeitura, a porta de entrada para a carreta do MS é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a consulta, agendam a usuária e referenciam para a regulação estadual, setor responsável pelo encaminhamento da paciente até a unidade especializada. Conforme explicou a superintendente do MS em Roraima, Andréa Maia.

“E a comunicação da regulação com a paciente é feita por telefone ou por mensagem, com data e horário de atendimento. Então, para reduzir as filas e o tempo de espera, a gente pede que as mulheres que estão aguardando pelo atendimento fiquem atentas ao celular”, disse Andréa.

Foi o que aconteceu com a servidora Ana Paula Gauger, que estava na fila para um exame. Na última terça, 13, ela recebeu a ligação da equipe. “Eu cheguei achando que era só um exame, mas a médica me atendeu. A equipe é simpática e te tranquiliza muito. Eu super recomendo. Toda mulher deve buscar o cuidado que merece e precisa”, falou.

Saúde da mulher em outros municípios

Após o período em Boa Vista, a previsão é que a carreta percorra outros municípios do estado, a fim de facilitar o acesso ao maior número de mulheres.

Fonte: Da Redação

Tiago Côrtes

Recent Posts

Turismo brasileiro tem faturamento recorde de R$ 185 bi em 2025

Resultado se refere ao período de janeiro a outubro

7 horas ago

Venda de motocicletas em 2025 é a maior dos últimos 22 anos

Setor estima mercado ainda mais aquecido em 2026

9 horas ago

Mulher tenta atropelar homem e acaba batendo carro em muro no bairro Jóquei Clube

Conforme a polícia, vítima tentou se esquivar se pendurando no muro. Suspeita é que ele…

11 horas ago

Boa Vista oferece espaços de lazer e bem-estar a todas as idades

Selvinha Amazônica, Complexo Ayrton Senna, Bosque dos Papagaios, dentre outros locais estão ao alcance da…

11 horas ago

Roraima brilha na Orquestra Jovem Sesc Brasil com músico venezuelano

Ender Gabriel Carreño Blanco mostra como a música pode ser um instrumento de inclusão, superação…

14 horas ago

Jovem é preso por tráfico de drogas em Alto Alegre

Policiais também apreenderam 17 invólucros de cocaína, cerca de 100 gramas de maconha e dinheiro

1 dia ago