A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta segunda-feira (17) a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. A campanha ocorre na comunidade indígena Truaru da Cabeceira, localizada na RR 342.
O Executivo Municipal vai atender 17 comunidades com a vacinação e vermifugação dos rebanhos até o dia 26 de outubro.
Dessa forma, a ação conta com o suporte da equipe de técnicos e veterinários da Secretária Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).
O município faz todo o trabalho de forma gratuita. Além disso, os moradores das comunidades prestam apoio para reunir o rebanho. O objetivo é vacinar e vermifugar mais de 3.000 animais até o final da campanha.
O responsável por coordenar a vacinação nas comunidades é o técnico em agropecuária da SMAAI, Ariosto Aparecido.
“O trabalho que fazemos é muito importante para a prevenção desta doença. Com a vacina, ajudamos a desenvolver imunidade no rebanho, que dificulta a propagação do vírus no ambiente. Esse trabalho acontece há 10 anos pela prefeitura”, disse.
De acordo com a Prefeitura, na comunidade Truaru da Cabeceira, quase 300 animais foram vacinados. “Desde 2014 que nossa comunidade recebe a dose da vacina para o gado. Duas vezes no ano, a equipe da prefeitura vem até nossa comunidade. Assim, vamos continuar tendo o rebanho saudável que ajuda na nossa renda extra”, disse o tuxaua Alcemir Duarte.
Da mesma forma, aluno do Curso Técnico em Veterinária, Valdeir de Freitas faz seu estágio na SMAAI e afirma estar bastante contente com o trabalho que desenvolve.
“Resolvi seguir essa carreira para ajudar ainda mais as comunidades. Me sinto realizado em poder ter meu primeiro dia de estágio com a essa vacinação tão importante”, disse.
Fonte: Da Redação