A semana começou com o lançamento da 1ª Campanha Nacional de Vacinação Bivalente contra a Covid-19 do ano de 2023. Em Boa Vista, as doses estão disponíveis em 32 unidades de Saúde. E para garantir um maior acesso do grupo prioritário, em especial os idosos, uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Gestão Social está levando a vacina aos 1.300 integrantes do projeto Cabelos de Prata.
Conforme o cronograma, o primeiro Centro de Referência e Assistência Social (Cras) atendido é o do bairro Cauamé. A ação no local está acontecendo nesta quarta e quinta-feira, dias 1º e 2, onde serão imunizados 148 idosos atendidos na unidade. O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, acompanhou este primeiro dia de ação.
“Quero agradecer à equipe de saúde por se deslocar até os Cras para que os idosos não precisem ir até as UBSs. Estou muito feliz de termos começado essa vacinação bivalente. É um imunizante que protege ainda mais contra a Covid-19. Protege contra dois tipos do vírus. Graças a Deus e à ciência, hoje não precisamos mais usar máscaras frequentes. Fico feliz também em ver todos dispostos a vacinar”, disse.
Nesse sentido, quem garantiu sua 5º dose contra a Covid, foi a senhora Maria de Jesus Rabelo, de 72 anos. “Muito importante esse cuidado com a gente. Quinta dose já. Não é pra qualquer um não. Cheguei até aqui, venci a pandemia e estou muito orgulhosa por isso. Eu e minha família estamos todos em paz. Alguns adoeceram, mas todos estão bem. Esse projeto transforma a nossa vida. Passou dois anos parado e foi uma tristeza para nós”, comentou.
Cronograma nos Cras
E a ação segue nos próximos dias de fevereiro, atendendo aos demais Cras. Nos dias 6 e 7 será no Cras Pintolandia; Enquanto nos dias 9 e 13 será no Bairro União; Nos dias 15 e 16 no Silvio Leite; dias 20 e 21 será no Cras São Francisco; dias 22 e 23 no Nova Cidade; e por fim o Centenário, a ser definida a data. Desse modo, a previsão é de atender mais de 1.380 idosos do projeto.
“Hoje no Cras Cauamé está repleto de idosos, todos aderindo a vacinação. Isso é muito gratificante para nós profissionais de saúde. E já deixo o convite para que todos do grupo prioritário procurem as UBSs, participem da campanha e se protejam. Logo mais inicia o período chuvoso, aí vêm as doenças sazonais e a vacina está aqui para proteger”, disse Christianny Filgueiras, coordenadora municipal de Imunização.
Vacinação bivalente contra a Covid-19
Com perfil semelhante ao imunizante monovalente, a vacina melhora a imunidade contra a cepa original do vírus, além da variante Ômicron. O público-alvo desta primeira etapa são os idosos; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pacientes imunocomprometidos, povos indígenas e ribeirinhos, bem como pessoas que vivem em instituições de longa permanência e profissionais de saúde.
Esquema vacinal
Para receber a dose da vacina bivalente, é necessário, sobretudo, ter o esquema primário de vacinação completo. Ou seja, ter tomado as quatro doses de vacina. E, do mesmo modo, é necessário levar cartão de vacina, cartão do SUS e laudo ou receituário de longa permanência de uso de medicamentos, no caso de pacientes imunocomprometidos.
Clique aqui para acessar a listas das 32 co msalas de vacina UBSs
Fonte: Da Redação