Prefeitura de Boa Vista reforçou importância da luta contra as doenças sexualmente transmissíveis. A campanha Dezembro Vermelho, é referente ao mês de luta e combate a AIDS.
Dessa forma a ideia é reforçar sobre a importância de se fazer a prevenção e durante todo o ano. Sendo assim, mais intenso ações no mês de dezembro, todas as unidades de saúde fazem entrega de preservativos e teste rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de orientações e esclarecimentos com profissionais.
Cronograma
Assim, a coordenadora municipal de IST/AIDS, Ana Raquel Martins Serra, disse que existe um cronograma com uma série de atividades.
“Durante a campanha, nas UBSs, que abordam a importância de uso consciente do preservativo, o acesso às informações a respeito de como se dá a transmissão do vírus HIV/AIDS e das outras ISTs, informando as formas de contágio e promovendo ainda a reflexão de que é possível viver com o HIV, sem preconceito” explicou.
Serviços
Dessa forma, o tratamento das pessoas com ISTs melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.
Contudo, o atendimento, diagnóstico e o tratamento são gratuitos e disponíveis em 22 UBSs de Boa Vista.
Unidades:
- Vanderly Nascimento (13 de setembro);
- Santa Tereza; UBS Buritis;
- Pricumã;
- Edna Diniz no bairro Aeroporto;
- Raiar do Sol;
- Sandra Lacerda no bairro 31 de março;
- Mariano de Andrade no Caranã;
- Délio Tupinambá no Nova Cidade;
- São Vicente;
- Silvio Botelho no Paraviana;
- Aygara Motta no Cidade Satélite;
- Liberdade;
- Asa Branca;
- Silvio Leite;
- Senador H. Campos;
- Rubeldimar Maia, São Bento;
- Dimitri Ramos no Alvorada;
- Hélio Macedo no Jardim Caranã;
- Olenka no Macellaro (Caimbé)
Dados
Conforme a Vigilância Epidemiológica, foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan, 180 casos positivos de HIV, no município de Boa Vista e 312 de AIDS, em adultos.
Fonte: Da Redação