O primeiro caso da variante Delta do coronavírus foi confirmado em Roraima. A Prefeitura de Boa Vista divulgou a informação na noite desta sexta-feira (10), que também informou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou a variante nessa quinta-feira (9).
O Roraima em Tempo procurou o Governo mais cedo que, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) negou a presença da variante Delta em Roraima.
De acordo com as investigações epidemiológicas do município de Boa Vista, a paciente contraiu a variante após viagem fora do estado. Ela apresentou sintomas leves. Em contrapartida, os familiares não adoeceram.
As equipes ainda continuam realizando investigação dos contatos mais próximos da paciente.
A coleta da amostra é do mês de julho. O Laboratório Central de Roraima (Lacen-RR) a enviou ao laboratório da Fiocruz Amazonas, que detectou o caso positivo.
A Prefeitura destacou que tem intensificado as ações de vacinação em todo o município, tanto na área urbana como na rural. Ressaltou ainda que ampliou os pontos de vacinação contra a Covid-19, sendo que disponibilizou, além dos cinco pontos fixos Drive-thru, mais 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Na próxima segunda-feira (13), as equipes municipais de saúde iniciam a aplicação da dose de reforço. O primeiro grupo é o deem idosos acima de 70 anos de idade, assim como em pessoas imunossuprimidas.
A gestão municipal também reforçou que mesmo com as duas doses da vacina, os cuidados de prevenção contra a Covid-19 devem ser constantes. Desse modo, a população deve continuar com o uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações.
A Delta
A variante tem maior capacidade de contágio. Desse modo, se espalha mais rápido que as outras. A índia foi o país que detectou a variante pela primeira vez em outubro do ano passado. Até agora, mais de 90 países identificaram a circulação dela.
De acordo com especialistas, a vacinação é a maneira mais eficaz contra a Delta. Com essa, Roraima tem agora quatro variantes identificadas: B.1, B.1.1.33 e P1.
No Brasil
O Ministério da Saúde informou ao Roraima em Tempo na tarde de hoje que, até 9 de setembro, 3.684 casos da variante Delta foram identificados e notificados no Brasil, sendo 12 em Alagoas, oito em Amapá, 22 no Amazonas, três Bahia, 96 no Ceará, 251 no Distrito Federal, 17 no Espírito Santo, 53 em Goiás, sete no Maranhão, 256 em Minas Gerais, cinco no Pará, 125 na Paraíba, 138 no Paraná, 19 em Pernambuco, 936 no Rio de Janeiro, três no Rio Grande do Norte, 245 no Rio Grande do Sul, 63 em Santa Catarina, 1.419 em São Paulo, bem como três em Tocantins.
Até o momento, entre esses casos, os estados confirmaram 100 óbitos para a variante de atenção/preocupação Delta, sendo nos estados de Bahia (1), Goiás (2), Maranhão (1), Minas Gerais (6), Paraná (29), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (21), Rio Grande do Sul (23), Santa Catarina (2), Ceará (1), Paraíba (7) e no Distrito Federal.
Fonte: Da Redação