Saúde

Projeto de Boa Vista, vencedor de prêmio nacional, atrai a atenção de profissionais de Santa Catarina, Rondônia e Minas Gerais

Equipes de saúde dos estados de Santa Cantarina, Rondônia e Minas Gerais estiveram em Boa Vista esta semana para conhecerem o projeto de Ampliação dos Métodos Contraceptivos na Atenção Primária à Saúde, implantado na capital.

Durante a visita, os profissionais foram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Desse modo, aproveitaram para conversar com mulheres acompanhadas pelo programa e trocar experiências com técnicos do município.

Ano passado, o projeto de Boa Vista ganhou o prêmio nacional de promoção da saúde sexual e reprodutiva da mulher. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais foi quem promoveu.

O projeto

A iniciativa consiste em rodas de conversas para esclarecer dúvidas a respeito do uso do dispositivo, inserção, exames, bem como consultas. Para Indaiara Viero, enfermeira da Atenção Básica em Santa Catarina, a gestão de Boa Vista trabalhou a implantação do projeto de forma inteligente, ao fazer a capacitação de enfermeiros.

“Fiquei impressionada com a equipe de profissionais de Boa Vista, com a logística da Secretaria, com as Unidades Básicas de Saúde, que por sinal, são bem mais vazias que as nossas unidades em Fraiburgo [município de Santa Catarina]. Pudemos conhecer como funciona o acolhimento aos usuários do serviço, é interessante como fizeram a capacitação para descentralizar a implantação do DIU nas mulheres”.

Contemplada pelo projeto, a dona de casa, Tchoilly Cruz, colocou o Dispositivo Intrauterino (DIU), pela primeira vez, em fevereiro de 2021, após passar por três gestações não planejadas, assim como dois abortos espontâneos.

“Sempre tive medo de fazer a cirurgia de laqueadura e nunca me adaptei às pílulas anticoncepcionais. Durante uma vinda à UBS, a enfermeira responsável me falou da possibilidade de colocar o DIU e decidi implantar. Depois de um ano com o dispositivo, eu desejei engravidar, conversei com a minha enfermeira para remover e em seguida engravidei do meu filho. Após a minha gestação, voltei aqui e recoloquei o DIU”, explicou.

Implantação DIU em Boa Vista

De 2020 a 2022, profissionais da Atenção Básica implantaram 3.480 Dispositivos Intrauterino em mulheres que desejaram participar do projeto de métodos contraceptivos. Atualmente, 25 unidades básicas da Capital estão capacitadas a implantarem o DIU. Interessadas em fazer a inserção, devem agendar uma consulta de planejamento reprodutivo para iniciar o procedimento na UBS.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

14 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

17 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

18 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

18 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

19 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

21 horas ago