Saúde

Projeto de Boa Vista, vencedor de prêmio nacional, atrai a atenção de profissionais de Santa Catarina, Rondônia e Minas Gerais

Equipes de saúde dos estados de Santa Cantarina, Rondônia e Minas Gerais estiveram em Boa Vista esta semana para conhecerem o projeto de Ampliação dos Métodos Contraceptivos na Atenção Primária à Saúde, implantado na capital.

Durante a visita, os profissionais foram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Desse modo, aproveitaram para conversar com mulheres acompanhadas pelo programa e trocar experiências com técnicos do município.

Ano passado, o projeto de Boa Vista ganhou o prêmio nacional de promoção da saúde sexual e reprodutiva da mulher. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais foi quem promoveu.

O projeto

A iniciativa consiste em rodas de conversas para esclarecer dúvidas a respeito do uso do dispositivo, inserção, exames, bem como consultas. Para Indaiara Viero, enfermeira da Atenção Básica em Santa Catarina, a gestão de Boa Vista trabalhou a implantação do projeto de forma inteligente, ao fazer a capacitação de enfermeiros.

“Fiquei impressionada com a equipe de profissionais de Boa Vista, com a logística da Secretaria, com as Unidades Básicas de Saúde, que por sinal, são bem mais vazias que as nossas unidades em Fraiburgo [município de Santa Catarina]. Pudemos conhecer como funciona o acolhimento aos usuários do serviço, é interessante como fizeram a capacitação para descentralizar a implantação do DIU nas mulheres”.

Contemplada pelo projeto, a dona de casa, Tchoilly Cruz, colocou o Dispositivo Intrauterino (DIU), pela primeira vez, em fevereiro de 2021, após passar por três gestações não planejadas, assim como dois abortos espontâneos.

“Sempre tive medo de fazer a cirurgia de laqueadura e nunca me adaptei às pílulas anticoncepcionais. Durante uma vinda à UBS, a enfermeira responsável me falou da possibilidade de colocar o DIU e decidi implantar. Depois de um ano com o dispositivo, eu desejei engravidar, conversei com a minha enfermeira para remover e em seguida engravidei do meu filho. Após a minha gestação, voltei aqui e recoloquei o DIU”, explicou.

Implantação DIU em Boa Vista

De 2020 a 2022, profissionais da Atenção Básica implantaram 3.480 Dispositivos Intrauterino em mulheres que desejaram participar do projeto de métodos contraceptivos. Atualmente, 25 unidades básicas da Capital estão capacitadas a implantarem o DIU. Interessadas em fazer a inserção, devem agendar uma consulta de planejamento reprodutivo para iniciar o procedimento na UBS.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

8 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

11 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

11 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

12 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

13 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

14 horas ago