Com a saída de Cecília Lorezon da Secretaria de Saúde (Sesau) no início de fevereiro após determinação da Justiça Federal, houve a atualização de dados de mortes de recém-nascidos na maternidade de lona. Assim, o número subiu de 200 para 300.
Há meses que a imprensa vem tentando esses dados, mas a Sesau não repassava. Nem mesmo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Agora com o retorno de Cecília, a população não terá mais a atualização desses dados e nem a verdade. Até porque, nas redes sociais do Governo e do próprio governador Antonio Denarium (Progressistas), eles fazem parecer que em Roraima a saúde é de primeiro mundo.
Prova disso é a campanha que iniciaram quando a Justiça afastou Cecília. As publicações focavam em número de cirurgias e em solução de problemas.
Mas a realidade é bem diferente disso. Por isso, Cecília tenta esconder e sonega informações à imprensa. Nesta segunda-feira, por exemplo, a equipe de reportagem do Roraima em Tempo já recebeu denúncia de pessoas que reclamam da suspensão das cirurgias.
Sesau é notícia nacional
Na última sexta-feira (16) o governador revogou o decreto de afastamento de Cecília da Sesau. A secretária conseguiu uma liminar na Justiça e, imediatamente Denarium a colocou de volta no cargo.
Entretanto, dois dias depois, a secretária já virou tema de uma super reportagem no Fantástico da Rede Globo. O programa mostrou como funciona o esquema que desvia verbas da saúde por meio de cirurgias ortopédicas no Hospital Geral de Roraima (HGR).
Conforme a investigação do Fantástico, há superfaturamento nos valores dos itens usados nos procedimentos, assim como cirurgias sem necessidade. Assim foi o caso de um paciente que quebrou a perna direita em um acidente e teve as duas pernas operadas.
Além disso, há poucos dias, a saúde de Roraima já tinha passado na tela da Globo no Jornal Nacional que mostrou que a única maternidade com UTI para recém-nascidos funciona sob tendas e lonas.
Fonte: Da Redação