Saúde

Revalida 2024: provas da 2ª etapa serão aplicadas neste fim de semana

A aplicação das provas da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 acontece neste final de semana, dias 14 e 15 de dezembro.

O exame é voltado tanto a estrangeiros com diplomas em medicina expedidos por instituições de outros países, como a brasileiros que se formaram no exterior. Ao final do processo, se aprovados, os candidatos poderão exercer a profissão em território nacional, com seu diploma validado.

Podem participar da prova de habilidades clínicas os candidatos aprovados na primeira etapa do exame. Além disso, aqueles que fizeram as edições 2024/1 ou 2023/2 a aprovados na primeira etapa, mas reprovados na segunda, também podem fazer o exame.

A prova de habilidade específica está estruturada em um conjunto de dez estações, percorridas ao longo dos dois dias de exame. Nela, os participantes fazem tarefas específicas que podem incluir desde investigação de história clínica e interpretação de exames, até formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, passando por aconselhamento a pacientes ou então familiares, entre outras tarefas.

Compõe o Revalida uma etapa teórica e outra prática. Ambas abordam as cinco grandes áreas da medicina de forma interdisciplinar.

Conforme o Ministério da Educação, o objetivo do exame é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

“As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária”, detalha o Inep.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Gasolina volta a subir e já chega a R$ 7,90 em Boa Vista

Reajuste começou a aparecer nas bombas nesta quinta-feira, 19

37 minutos ago

Receita antecipa liberação do programa do IRPF 2026 para download

Software está disponível desde as 18h na página do Fisco

38 minutos ago

‘Saidinha’ de Páscoa beneficia 579 presos em Roraima

Detentos saem das unidades prisionais nesta sexta-feira, 20, e devem retornar 26 de março

56 minutos ago

Sine oferta 62 vagas de emprego para Roraima nesta sexta-feira, 20

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Recapeamento avança e melhora vias no bairro Mecejana

Serviço contempla a Avenida Surumu, Rua João Barbosa e Travessa Mecejana

13 horas ago

Anvisa proíbe venda de fórmula infantil contaminada por toxina

Medida é preventiva e fabricante já iniciou o recolhimento voluntário de três lotes do produto

16 horas ago