A aplicação das provas da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 acontece neste final de semana, dias 14 e 15 de dezembro.
O exame é voltado tanto a estrangeiros com diplomas em medicina expedidos por instituições de outros países, como a brasileiros que se formaram no exterior. Ao final do processo, se aprovados, os candidatos poderão exercer a profissão em território nacional, com seu diploma validado.
Podem participar da prova de habilidades clínicas os candidatos aprovados na primeira etapa do exame. Além disso, aqueles que fizeram as edições 2024/1 ou 2023/2 a aprovados na primeira etapa, mas reprovados na segunda, também podem fazer o exame.
A prova de habilidade específica está estruturada em um conjunto de dez estações, percorridas ao longo dos dois dias de exame. Nela, os participantes fazem tarefas específicas que podem incluir desde investigação de história clínica e interpretação de exames, até formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, passando por aconselhamento a pacientes ou então familiares, entre outras tarefas.
Compõe o Revalida uma etapa teórica e outra prática. Ambas abordam as cinco grandes áreas da medicina de forma interdisciplinar.
Conforme o Ministério da Educação, o objetivo do exame é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
“As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária”, detalha o Inep.
Fonte: Agência Brasil
No entanto, alta é de 3% no acumulado em 12 meses
Mais de 1000 integrantes do espetáculo Natal da Paz participaram do ensaio geral. Evento acontece…
Na casa anexa, moravam alguns adultos, uma idosa de 75 anos e 5 crianças, incluindo…
Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias visitarão residências em todo o país…
Produção do Natal da Paz envolve uma cadeia produtiva que beneficia diretamente diversos setores
Passeios começaram no dia 3 e encerraram nesta quinta-feira, 12, saindo do Parque do Rio…