Categories: Saúde

Roraima não tem Hospital de Amor; unidade de Boa Vista faz apenas exames e encaminhamentos

Muita gente acredita que Roraima possui um Hospital de Amor para o tratamento de pacientes com câncer. Mas ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o Estado possui um Instituto de Prevenção do Câncer, que realiza apenas exames de diagnóstico de câncer de colo do útero e de mama.

Isso quer dizer que os pacientes que dão entrada na unidade localizada em Boa Vista, recebem encaminhamento para o Sistema de Saúde e vão para uma lista geral de espera.

Em alguns casos, essas pessoas recebem tratamento na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) que funciona no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Já em outras situações, esses pacientes vão para um cadastro nacional do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para que possam ter atenção especial. Desse modo, em alguns casos são encaminhados para o Hospital de Barretos, unidade referência em tratamento do câncer.

Portanto o Instituto não é uma unidade do Governo. Na verdade, ele se mantém através de doações por meio da Fundação Pio XII e atende as pacientes em parceria com o SUS que arca com todos os exames.

O serviço é totalmente gratuito, pois a instituição trabalha de forma filantrópica. Ela nasceu em 1962 em Barretos-SP, como Hospital São Judas Tadeu. Depois mudou o nome para Hospital de Amor de Barretos.

Radioterapia

Para cirurgias e quimioterapia, os pacientes ficam em Roraima. Contudo, caso precise passar por radioterapia, é necessário pedir o TFD e se deslocar a outros estados.

É que a construção de unidade de radioterapia em Roraima está parada há quatro anos. Dessa forma, a demora para a retomada e conclusão da obra até já virou alvo de investigação no Ministério Público.

Em março de 2019, o governador Antonio Denarium (PP) realizou uma visita ao local da obra, juntamente com o secretário de Saúde e o deputado Hiran Gonçalves (PP). Ele articulou a liberação da verba para a obra no Ministério da Saúde.

Na ocasião, o Denarium afirmou então, que Roraima é o único Estado do País que não tem uma unidade de radioterapia. No mesmo ano, certo da conclusão da obra, o Ministério da Saúde investiu também no treinamento dos técnicos em radiologia da Sesau.

Ministro criticou demora

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga criticou a demora nas obras e uso do dinheiro público. Conforme ele, não é possível aceitar tanta demora em determinadas situações. O pronunciamento foi feito durante visita a Roraima.

“Isso é uma determinação explícita que recebi do presidente da República. Cada centavo do contribuinte brasileiro, que é alocado no Ministério da Saúde, tem que ser revertido em políticas públicas eficientes. Não se pode, governador Denarium, uma obra que foi iniciada em 2013 se constituir em um monumento ao desperdício e ineficiência da gestão pública. Isso não é aceitável”, afirmou Queiroga durante uma inauguração.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

9 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

10 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

11 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

14 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

15 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

16 horas ago