Roraima segue pela oitava semana seguida com nível alto de transmissão da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), comum em pacientes com Covid-19.
A informação é do novo boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado ontem (2). Os dados foram coletados entre os dias 22 e 28 de agosto.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 54,9% dos roraimenses já tomaram a primeira dose. Entretanto, o número está longe dos 70% esperados pelas autoridades de saúde para novas flexibilizações.
A Fiocruz indica que Boa Vista é uma das 17 capitais com nível alto de transmissão. Por isso, a instituição fala sobre os riscos de novas internações.
“É fundamental que cada município avalie a transmissão comunitária. Podendo gerar manutenção de níveis altos de internações e óbitos, além de manter a taxa de ocupação hospitalar em percentuais próximos da saturação”, diz.
De acordo com a Sesau, 122 pessoas com Covid-19 estão em tratamento nos hospitais do estado. A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) está em 86%.
A Fiocruz fala que a diminuição dos casos no Brasil ocorre por causa do avanço da vacinação nos estados.
“O patamar de estabilização se apresenta mais alto à medida que a idade diminui. Já a redução de casos nos idosos é reflexo do impacto da campanha dos meses de abril e maio”, diz o coordenador Marcelo Gomes.
Além de Roraima, estão com estabilidade: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e São Paulo.
No entanto, a recomendação é que o isolamento social, bem como as restrições devem continuar. Além disso, a Fiocruz pede que os estados avaliem os decretos.
“Flexibilização de distanciamento social facilitam a disseminação de vírus respiratórios e, portanto, podem levar a uma retomada do crescimento de novos casos”, diz.
Ontem, Roraima confirmou 122 novos casos e quatro mortes por Covid-19. O estado tem 124.214 casos e 1.953 mortes.
Já em relação a campanha de vacinação, Roraima vacinou 270,5 mil pessoas com a primeira dose, 79,9 mil com a segunda, e 9,6 mil com a dose única.
Por Samantha Rufino
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual