Roraima segue na zona de alerta intermediário em relação à taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A informação é do boletim Observatório Covid-19, lançado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (28).
Conforme o boletim, Roraima constatou 68% dos leitos de UTI ocupados. O documento analisa dados da semana de 19 a 26 de junho.
O estado está na zona de alerta intermediário desde 12 de junho. Antes disso, entre 7 de junho e 5 de julho, estava em alerta crítico.
Além de Roraima, outros oito estados estão na zona de alerta intermediário, são eles: Pará (61%), Tocantins (71%), Maranhão (65%), Paraná (64%), Santa Catarina (64%), Rio Grande do Sul (65%), Mato Grosso do Sul (61%), assim como Mato Grosso (63%).
Por outro lado, apenas Goiás e o Distrito Federal estão com taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 80%. O boletim aponta, porém, que a alta reflete a retirada de leitos dedicados à Covid-19.
Conforme a Fiocruz, os dados representam a incidência de casos e número de óbitos muito elevados, que não devem ser naturalizados.
“A variante Delta, mais transmissível, expõe a população à possibilidade de grande aumento do número de casos”, destaca o documento.
Ainda conforme o boletim, a situação atual dos estados é semelhante ao observado no dia 23 de novembro, o melhor quadro relativo ao indicador desde então.
Reativação de leitos
No início deste mês, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR) enviou um documento ao Governo de Roraima recomendando a ampliação de leitos no Hospital Geral de Roraima (HGR).
À época, o Roraima em Tempo mostrou que a unidade mantinha leitos sem utilização enquanto o hospital passava por superlotação. Dias depois, o Governo de Roraima anunciou a reativação dos leitos que subiram de 54 para 74.
No entanto, ainda é um número menor do que o registrado entre os meses de maio e junho deste ano, quando o boletim epidemiológico da Sesau indicava 90 leitos disponíveis.
Casos em Roraima
Mais 293 casos de Covid-19 foram confirmados nessa terça-feira (26). Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Atualmente, o número de infectados chegou a 119.261.
A secretaria disse ainda que houve o registro de mais 10 óbitos. Agora, o estado tem 1.841 mortes por Covid-19 e 58 sob investigação.
Por outro lado, a taxa de ocupação de leitos de UTI no (HGR) é de 68%. Ao todo, 210 pessoas estão internadas no estado.
Vacinação
Conforme a Sesau, Roraima já recebeu 435.260 doses de vacinas contra a Covid do Ministério da Saúde. Ao todo, foram aplicadas 302.778, sendo 224.331 referentes à primeira dose, 69.124 à segunda dose, enquanto 9.323 são dose única.
Fonte: Da Redação