Imagem ilustrativa - Foto: Freekpik/pressfoto
Roraima apresentou a maior taxa de mortalidade por câncer de próstata do Brasil. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS) divulgados no dia 8 deste mês.
Conforme o estudo, o estado teve 16,95 óbitos por 100 mil homens no ano de 2019. Entre as vítimas, estão homens de 30 a 69 anos e 70 ou mais.
Além disso, o levantamento indica que o uso de serviços de saúde pelo público masculino está concentrado em situações extremas de emergência ou em nível especializado ou de urgência.
“Alguns fatores justificam essa diminuição na procura de cuidados pelos homens, como o sentimento de invulnerabilidade, a masculinidade, a força, o trabalho, entre outros aspectos”, detalha o MS.
Dessa maneira, segundo os profissionais de saúde que participaram do estudo, os homens não buscam os serviços para fins preventivos.
“[…] eles costumam chegar aos serviços de saúde com intercorrências graves ou quando se veem impossibilitados de exercer seu papel de trabalhador”, diz a pesquisa.
Conforme o MS, esse é o tipo de câncer mais comum na população masculina e corresponde a 29% dos diagnósticos da doença no país.
Além disso, homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
Fonte: Yara Walker, repórter do Roraima em Tempo
Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…
Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…
Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança
Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…
A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado
Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado