Imagem ilustrativa - Foto: Freekpik/pressfoto
Roraima apresentou a maior taxa de mortalidade por câncer de próstata do Brasil. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS) divulgados no dia 8 deste mês.
Conforme o estudo, o estado teve 16,95 óbitos por 100 mil homens no ano de 2019. Entre as vítimas, estão homens de 30 a 69 anos e 70 ou mais.
Além disso, o levantamento indica que o uso de serviços de saúde pelo público masculino está concentrado em situações extremas de emergência ou em nível especializado ou de urgência.
“Alguns fatores justificam essa diminuição na procura de cuidados pelos homens, como o sentimento de invulnerabilidade, a masculinidade, a força, o trabalho, entre outros aspectos”, detalha o MS.
Dessa maneira, segundo os profissionais de saúde que participaram do estudo, os homens não buscam os serviços para fins preventivos.
“[…] eles costumam chegar aos serviços de saúde com intercorrências graves ou quando se veem impossibilitados de exercer seu papel de trabalhador”, diz a pesquisa.
Conforme o MS, esse é o tipo de câncer mais comum na população masculina e corresponde a 29% dos diagnósticos da doença no país.
Além disso, homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
Fonte: Yara Walker, repórter do Roraima em Tempo
Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor
Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…