A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) iniciou nesta segunda-feira (6), promoveu um curso mais uma turma no Núcleo de Educação em Urgências (NEU). Dessa vez, os contemplados foram os profissionais do Grupo de Saúde da Base Aérea de Boa Vista (BABV).
O diretor do Samu-BV, Luciano Coutinho, explicou que o curso do NEU abrange a Atenção Básica, o Samu no interior e os atores das demais esferas, como Exército, Aeronáutica e até mesmo agentes da Operação Acolhida. Para estes, a capacitação tem foco no suporte básico de vida.
“Temos 32 profissionais que passarão o dia com a gente para aprender técnicas atuais no que diz respeito a urgência e emergência da parada cardiorrespiratória. A capacitação é dinâmica e com muita prática e interação, para que eles entendam de forma objetiva”, disse.
Assim, a capitã e odontologista Jovana Matos esclareceu que o interesse pelo curso partiu dos próprios profissionais da Base Aérea. Na turma, participam um grupo misto, formado por enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, técnicos e outros.
“Um curso desse é muito importante, e não só para quem é da área da Saúde. Para que o primeiro atendimento seja prestado da forma correta e a vítima tenha oportunidade de vida”, apontou.
Fonte: Da Redação