Saúde

Samu BV: Núcleo de Educação em Urgência inicia capacitações com profissionais do Hospital Universitário

Voltado à capacitação e formação continuada de profissionais de saúde, o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU BV iniciou a agenda de 2025 nesta terça-feira, 21. A primeira capacitação aborda sobre Atendimento de Urgência e Emergência do Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima, envolvendo 40 pessoas de nível médio.

Com duração de dois dias, os profissionais serão qualificados quanto aos protocolos de suporte básico de vida, além da reanimação cardiopulmonar em vítimas adultas. O enfermeiro José Alex do Nascimento é um dos alunos e, desse modo, está aproveitando a oportunidade para aprimorar os conhecimentos sobre as técnicas.

“Esse curso é importante e muito proveitoso, porque vai me ajudar a salvar vidas, a desempenhar o meu papel com quem estiver precisando, tanto dentro, como fora do hospital”, contou.

Para o também enfermeiro Antônio Pereira, a capacitação é uma atualização sobre a melhor forma de prestar assistência em casos de urgência. Natural de Labre, no Estado do Amazonas, ele destacou a importância da atuação do SAMU Boa Vista.

“É de fundamental importância o que estamos aprendendo aqui. Eu venho de um município pequeno, onde não tem SAMU. Depois daqui, se por acaso eu voltar para lá, vou prestar um atendimento mais adequado a qualquer pessoa”, relatou.

Conhecimento de técnicas para melhores atendimentos

No próximo mês, o Núcleo de Educação em Urgência inicia as capacitações para os profissionais do SAMU Boa Vista, assim como dos demais municípios do interior que atuam na rede de urgência e emergência. O diretor do SAMU BV, Luciano Coutinho, explicou que os cursos ocorrem durante todo o ano.

“As capacitações visam dar continuidade, ou melhorar a técnica, para que os profissionais , especialmente nossos socorristas, tenham melhor efetividade operacional no atendimento”, disse.

Dentre as responsabilidades do NEU estão os cursos direcionados para as forças e seguranças públicas, como a Guarda Municipal de Boa Vista, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, a Aeronáutica e a Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

1 hora ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

3 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

3 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago