Joselita Maria Leo Leite, acompanhante de uma paciente da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth registrou em vídeos, no último sábado (16), as condições de higiene que encontrou na unidade. Indignada com a situação, ela procurou a imprensa para reclamar.
A mulher contou que filmou os banheiros, que ficam na Ala das Rosas, por volta das 10h. E quando retornou às 14h, continuavam nas mesmas condições. Com medo da nora contrair alguma bactéria, ela pediu para que a paciente não tomasse banho no local.
“Logo de manhã eu fui ao banheiro e estava nessas condições. É falta de higiene total. Sangue jogado no chão […] A minha nora nem tomou banho lá. Eu falei ‘não, não toma banho, porque está muito sujo, muito cheio de sangue e é arriscado você pegar uma bactéria”, explicou.
Nas imagens gravadas pela mulher, é possível ver sangue seco em vasos sanitários, bem como paredes e chão sujos. Veja:
“As lixeiras não têm tampa. As lixeiras, dentro da ala, dentro do setor que estão os recém-nascidos com as mães que fizeram cirurgias, que fizeram parto, estão as lixeiras abertas. Aquilo ali não pode. Lixeira tem que estar com tampa. Principalmente dentro onde estão as crianças e as mães que acabaram de sair do centro cirúrgico”, disse Joselita.
O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para esclarecimentos. Por meio de nota, disse que não recebeu nenhuma queixa sobre o assunto e que existe uma equipe de limpeza no local 24h que tanto a paciente ou o acompanhante pode acionar.
Fonte: Da Redação