Saúde na Mesa: Fiocruz lança catálogo sobre alimentação saudável

Publicação apresenta o trabalho de 20 mulheres e grupos solidários que atuam na região metropolitana do Rio de Janeiro

Saúde na Mesa: Fiocruz lança catálogo sobre alimentação saudável
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Fiocruz lança, nesta sexta-feira, 4, o catálogo Saúde na Mesa: serviços de alimentação saudável e artesanal para eventos. O documento apresenta o trabalho de 20 mulheres e grupos solidários que atuam na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As prestadoras são mulheres diversas que fazem suas preparações valorizando alimentos da estação, comprados em circuitos curtos, como em feiras agroecológicas e da agricultura familiar. As receitas são carregadas de propriedades nutricionais e, ao mesmo tempo, de saberes guardados de geração em geração.

“É uma ferramenta para que gestores e coordenadores de projeto possam promover mais saúde aos trabalhadores e sair de lanches rápidos e ultraprocessados”, explica a representante da Agenda de Saúde e Agroecologia da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Danúbia Gardênia, que também é uma das coordenadoras da ação fomentada pelo Programa Fiocruz Saudável.

O catálogo reúne dados levantados em um ciclo de formações realizado com as prestadoras de serviços ao longo de 2024. O material apresenta cada empreendimento, o leque de refeições que atendem diferentes necessidades alimentares. Além de indicar a capacidade de público e os tipos de serviços ofertados.

Alguns dos empreendimentos são coletivos e contribuem para a transformação social das comunidades, como é o caso da Cozinha Coletiva e Solidária Mulheres em Ação, que atua na Serra da Misericórdia. “A cozinha representa a possibilidade de que o preparo dos alimentos se converta em alternativa para a geração de renda para a comunidade, contribuindo para a autonomia das mulheres”, afirma Scarlet Cruz.

Escolinha do CEM

Além de gerar renda, a cozinha alimenta a escolinha popular do Centro de Integração da Serra da Misericórdia (CEM). No local, cerca de 45 crianças entre seis e 11 anos de idade estudam diariamente. No local, as crianças também participam do plantio de alimentos na aula de agroecologia e aprendem, desde cedo, a importância da alimentação saudável.

“Precisamos criar condições para que a Fiocruz oferte alimentação saudável não só nos nossos restaurantes, nas nossas cantinas. Mas também nas nossas práticas, nos eventos, nas celebrações”, foi uma das afirmações de Mario Moreira.

Como forma de colocar em prática esta proposta, o presidente inaugurou o seu segundo mandato com o banquete Saúde na Mesa, voltado a um público de mil participantes e com cerca de 80 receitas preparadas pelos 20 grupos mapeados no catálogo. Entre pratos doces e salgados, o público pode degustar de um cardápio cheio da riqueza cultural do Brasil. Isso tendo preparações como costela com jambu e tucupi, carne louca de pato com molho de laranja, açaí agroecológico e mini acarajés.

Diversidade alimentar

Valorizar a diversidade alimentar do país e adotar práticas saudáveis nos ambientes institucionais são passos fundamentais para promover a saúde dos trabalhadores, como explica a líder do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente, Wanessa Natividade. “Priorizar alimentos locais e sustentáveis melhora a qualidade das refeições e fortalece a produção regional, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável”.

Natividade considera que o catálogo Saúde na Mesa é uma estratégia importante. “O documento incentiva escolhas alimentares mais saudáveis, promove o bem-estar e transforma a alimentação nos espaços institucionais”, afirma.

A ação compõe o Programa Fiocruz Saudável e foi coordenada pela Agenda de Saúde e Agroecologia da VPAAPS/Fiocruz e pelo Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa) da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz).

Fonte: Agência GOV

0
Would love your thoughts, please comment.x