Saúde

Sem material, HGR suspende cirurgias de implantação de sondas para alimentação de pacientes

Por falta de material, o Hospital Geral de Roraima (HGR) suspendeu as cirurgias de gastrostomia. O setor de Endoscopia informou a decisão ao diretor clínico da unidade, Alysson Lins, na sexta-feira (16).

A gastrostomia é uma cirurgia realizada para a colocação de sonda, através da pele da barriga diretamente até ao estômago. O procedimento serve para permitir a alimentação, bem como fornecimento de nutrientes nos casos em que a pessoa não consegue se alimentar pela boca.

Conforme um outro documento, Alysson determinou que, a partir de ontem (19) toda a solicitação para o procedimento seja encaminhada para o serviço de cirurgia-geral.

No dia 16 deste mês, a direção do hospital recebeu um ofício informando sobre a falta de kits para o procedimento. Além disso, o documento já informava que o procedimento estaria suspenso até que a Sesau resolvesse o problema.

Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que está adquirindo insumos apropriados para atender às demandas relacionadas à gastrostomia. Tão logo seja concluída a aquisição, os pacientes serão devidamente atendidos com o procedimento que, conforme a Pasta, é eletivo, ou seja, não se caracteriza como de urgência.

Suspensão e demora nas cirurgias

A demora para a realização de cirurgias pela rede estadual é alvo de constantes denúncias à reportagem. Em um dos casos, uma mulher com 38 pedras na vesícula que precisava de um procedimento de urgência, recebeu a notícia que teria que esperar até três meses por uma cirurgia.

Além disso, em outubro do ano passado, a Sesau havia suspendido as cirurgias eletivas por falta de material no HGR. Um trecho do documento citava que as cirurgias eletivas deveriam ficar suspensas até a normalização da entrega do material cirúrgico.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Prêmio que reconhece trabalho de professores da rede municipal ocorre nesta segunda, em Boa Vista

Evento será a partir das 19h, no Parque do Rio Branco

26 minutos ago

UERR adota teletrabalho após suspensão de serviços terceirizados

Regime começará a valer nesta terça-feira, 9, por tempo indeterminado. Medida atinge servidores docentes, técnicos-administrativos,…

1 hora ago

Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995

Ipea aponta avanço após crises e retomada do trabalho e da assistência

19 horas ago

Trecho da Avenida Carlos Pereira de Melo é interditado para obra de faixa elevada

Serviço vai ocorrer entre 8 e 22 de dezembro

20 horas ago

Justiça de Roraima obriga Governo a nomear 490 aprovados no concurso da Educação

Decisão é resultado de uma Ação Civil Pública apresentada pela Defensoria Pública de Roraima

21 horas ago

Estudo aponta irregularidade em 37% dos processos de mineração no país

De 257.591 processos, 95.740 apresentam alguma inconsistência

22 horas ago