Saúde

Servidor denuncia racionamento de dipirona e falta de materiais no Hospital Geral de Roraima

Um servidor do Hospital Geral de Roraima (HGR) procurou o Roraima em Tempo nesta segunda-feira (21) para relatar um racionamento de dipirona na unidade.

O técnico em enfermagem Anderson Vaz de Melo conta que o problema com a medicação, que é suprimento básico de qualquer unidade de saúde, já dura há mais de um mês.

“Se um paciente apresenta febre ou dor, eu preciso justificar para um superior o motivo de usar o medicamento. Estamos com estoque baixo desse medicamento. É para usar em caso de real necessidade. Lembrando que é dipirona! Esse medicamento é o básico, o mínimo que temos na unidade”, disse.

Ainda segundo o servidor, além do racionamento de dipirona, bolsas de soro fisiológico também estão em falta na unidade. “Queria pedir atenção com a falta de soro fisiológico no HGR. Não está tendo disponível bolsa de soro de 100ml, de 250ml, de 500ml, essenciais para a gente prestar assistência para os pacientes. Atualmente temos disponível apenas bolsas de 1 litro. Para aplicar um antibiótico, que está prescrito em apenas 100ml de soro, eu preciso desprezar 900ml. Olha o desperdício!”, relatou o técnico em enfermagem.

Para o profissional, o trabalho está ficando “insustentável” diante da situação. “Não tem as agulhas para diluição correta. As agulhas que têm são bem finas. Então para você desprezar 900 ml de um soro de um litro para usar daquela bolsa só 100 ml é bem trabalhoso. Se não for através de uma seringa grande, de uma agulha calibrosa para você medir certinho, não vai ficar exato”, ressaltou.

Citada

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau) para pronunciamento. Por meio de nota, negou a denúncia e disse que a unidade está “recebendo remessas de soro fisiológico e medicamentos normalmente”. Disse também que denúncias relacionadas à prestação de serviços podem também ser relatadas à Ouvidoria do HGR.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

22 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

46 minutos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

4 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago