Os servidores da Saúde de Roraima denunciaram à reportagem que planejam paralisar as atividades devido às condições precárias de trabalho.
O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo do Estado (veja nota no final da matéria). Já a Prefeitura de Boa Vista disse que dará aumento de mais de 9% aos trabalhadores municipais.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindprer), Maria La Paz, o governo não cumpriu as promessas feitas na greve de 2019.
Retroativo dos servidores
La Paz diz que outra justificativa para o protesto é o atraso no pagamento de retroativos dos servidores.
“Nós aguardamos a folha de pagamento para realizar a paralisação. Mas sabemos que deve atrasar, pois não foi concluído o cálculo dos retroativos que já duram 23 meses”, comenta.
Além disso, o sindicato critica a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) que não atende as necessidades dos trabalhadores da saúde.
Em abril deste ano, o governo aprovou o PCCR com reajuste salarial 43% para todas as categorias da área de saúde.
Conforme o Governo, aumento é dividido em três parcelas, para os servidores de nível superior, e duas parcelas para os demais servidores. A tabela é referente ao exercício do ano de 2022.
“Não atenderam o que pedimos. Esse reajuste não foi o combinado com a categoria. Desse modo, tivemos que aceitar o que nos disponibilizaram”, fala.
Em Boa Vista
De acordo com a presidente, em Boa Vista os servidores pediram um projeto de lei para readequar a quantidade de vagas na cidade e a revisão anual dos salários.
“Pelo município, nós fizemos audiência e foi definido que deveriam ser feitas melhorias. Com isso, conseguimos enviar um projeto para a Câmara dos Vereadores”.
De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB), a gestão faz reajuste na carga horária dos servidores da saúde. Além disso, anunciou ontem (26) o reajuste de 9,02% para os trabalhadores.
Conforme a prefeitura, o aumento considera os juros acumulados de 2019 e 2020. A proposta segue para a aprovação na Câmara. Em seguida, caso aprovada, sancionada pelo prefeito.
“Trabalhamos para reajustar a carga horária dos servidores para que eles possam ter melhores condições. Nós reajustamos os salários dos servidores. Além disso, anunciamos auxílio refeição e transporte e a antecipação salarial”, diz Arthur.
Nota do Governo
O Governo disse que está trabalhando para realizar o pagamento referente aos valores retroativos para os servidores da saúde. Informou ainda que o cálculo da folha de pagamento dos retroativos está sendo realizado, mas seguindo
os trâmites processuais.
Fonte: Da Redação, Rádio 93FM