Servidores do Hospital Geral de Roraima (HGR) registraram novamente um líquido vermelho vazando pela estrutura da unidade. A situação ocorreu na manhã deste domingo (1º).
Conforme imagens enviadas à reportagem, o líquido escorre pela parede em um dos corredores da unidade.
Confira o vídeo:
Sangue escorreu pelo teto
Do mesmo modo, em agosto de 2022, servidores do bloco filmaram sangue escorrendo pelo teto do “Novo HGR”. O líquido caía e acumulava no piso da copa dos funcionários.
“Isso aí no piso é sangue que está caindo na nossa copa do HGR […] nós só pedimos socorro. Esse teto está para desabar, nós estamos com medo”, disse na época uma servidora.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse que uma equipe de manutenção realizou reparos na tubulação.
Disse ainda que a equipe realizou limpeza no local, providenciando assim um novo forro, bem como o isolamento da área até a finalização dos trabalhos.
MPRR constatou contaminação
Cinco dias depois, um relatório preliminar do Ministério Público de Roraima (MPRR) confirmou que houve vazamento de material contaminado pelo forro do “Novo HGR”.
Conforme o órgão, o promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, instaurou procedimento no mesmo dia em que servidores divulgaram as imagens na internet.
O relatório preliminar da diligência ao hospital constatou que houve o vazamento e contaminação no local. A direção da unidade de saúde confirmou o ocorrido.
Sobre a situação atual
Em nota, a Sesau infirmou que o sistema de segurança e incêndio do HGR está passando por processo de manutenção. Disse ainda que o referido sistema é antigo e apresentou problemas de vazamento de água misturada com ferrugem. A Sesau acionou a manutenção, com o objetivo de solucionar prontamente o problema.
A direção do HGR destaca que, tão logo constatou o problema, tomou todas as medidas cabíveis para resolver a situação de forma ágil.
Fonte: Da Redação