A Secretaria de Saúde (Sesau) confirmou nessa quarta-feira (26) a circulação da variante Ômicron do coronavírus em Roraima. A princípio, das 20 amostras analisadas, todas tiveram resultado positivo para a variante.
Com a confirmação, o governo emitiu nota de alerta para todos os municípios. O documento da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) reafirma orientações para gestores e profissionais de saúde sobre a importância das medidas de segurança. Dessa forma, o objetivo é evitar o avanço de novos casos da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a Ômicron uma variante de preocupação. Ou seja, ela apresenta alta transmissibilidade e mudanças nos sintomas da doença. Ela foi identificada pela primeira vez na África do Sul e desde então se espalhou em diversos continentes.
Além da Ômicromn, Roraima tem outras três variantes em circulação, Delta, Gama e Mu. Em dezembro de 2021, os casos da Gama eram predominantes, conforme dados do boletim da Sesau.
Orientações da Sesau
- Realizar uma sequência direcionada e representativa de casos comunitários para detectar precocemente e monitorar a incidência da variante;
- melhorar a busca ativa e o rastreamento de contatos e o isolamento de casos suspeitos e confirmados da Covid-19;
- recomendar que se evitem aglomerações;
- reforçar a importância da vacinação (esquema completo e dose de reforço) para a população-alvo.
Covid-19 em Roraima
Nas últimas 24h, Roraima confirmou cinco mortes e 907 novos casos de Covid-19. Com a atualização, o estado já contabiliza 139.783 casos da doença e 2.091 mortes. Além disso, há outros 22 óbitos em investigação.
Fonte: Da Redação