Uma denúncia recebida pelo Roraima em Tempo nesta sexta-feira, 22, relata que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não pagou as clínicas conveniadas, o que causou a suspensão de vários exames.
Segundo um paciente, que preferiu não se identificar, o problema se estende desde o dia 6 de novembro, ou seja, há mais de 15 dias. Ele disse que os próprios profissionais responsáveis pela marcação dos exames informaram a situação.
“Quase 20 dias de exames suspensos. Vários pacientes internados há mais de 20 dias, sem previsão de ir para casa, voltar ao trabalho, por conta da irresponsabilidade da Secretaria de Saúde desse Estado! Nós, pacientes, gostaríamos de um posicionamento deles [Sesau], pois o exame no particular custa 12 mil reais”, disse.
Ele precisa fazer uma Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), um procedimento que serve para diagnosticar e tratar doenças do pâncreas e das vias biliares. De acordo com o paciente, se não for feito, pode custar a vida de uma pessoa.
Ainda conforme o homem, essa não é a primeira vez que o Governo do Estado deixa de pagar clínicas conveniadas. “Isso é muito comum de acontecer, muito mesmo. E passa de mês sem retorno”, ressaltou.
Procurada pela reportagem, a Sesau se limitou a responder que “todos os pacientes estão programados para a realização do procedimento na próxima semana, obedecendo aos critérios clínicos de cada paciente”.
Fonte: Da Redação