Saúde

Sindicatos da Saúde cobram do governo de RR fim de parcelamento do PCCR

Sete sindicatos ligados a Saúde estadual fizeram, nesta quarta-feira (30), um ato para cobrar o fim do parcelamento de Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração (PCCR), além de outras pautas. A manifestação ocorreu em frente ao Palácio do Governo.

Entre as demais reivindicações estão a regulamentação de adicional de qualificação, bem como reajuste para os seletivados, isonomia salarial e cálculo de retroativo para os médicos.

Ao Roraima em Tempo, o governo de Roraima informou que secretário-chefe da Casa Civil, Flamarion Portela ouviu a categoria. Ainda de acordo com o estado, Um novo posicionamento deve ser apresentado no dia 13 de abril.

Os protestantes pediram o fim do parcelamento do PCCR, pois com o novo plano feito em janeiro deste ano, os servidores deixaram de receber as gratificações. Devido à medida, os sindicatos afirmam que há profissionais de nível superior que estão recebendo menos e por isso pediram a gratificação por qualificação.

De acordo com Maceli Carvalho, do Sindicato Geral de Enfermagem, a situação já chegou ao governo. Em janeiro deu um prazo de 90 dias para solucionar a regulamentação. No entanto, não houve posicionamento da Secretária de Estado da Saúde (Sesau) sobre o assunto.

“Quando a gente ficou sabendo dessa situação eu levei até o secretário, que na época era o Leocádio. Ele fez um acordo com a gente para que fosse instituído o adicional por qualificação. Ele deu um prazo de 90 dias porque falta a regulamentação da lei por decreto, mas esse prazo não está sendo respeitado”, disse.

PCCR e sindicatos

Além disso, a presidente da Associação Roraimense de Nutrição (Arnuti), Liana Macedo, afirmou que os servidores buscam diálogos, caso contrário, a definição do PCRR só ocorrerá em 2023.

“A gente sabe que com a aprovação do PCCR novo algumas gratificações não estão sendo pagadas e existe uma expectativa dos servidores que a gratificação por qualificação conseguisse suprir algumas perdas que nós tivemos. Se não for agora, só ano que vem”, cobrou.

Outro pedido é o acompanhamento da minuta da lei do PCCR. Os servidores temem serem prejudicados com um plano que não os contemple e pedem o apoio da Sesau.

“O governo pede apoio dos servidores para ter um governo melhor, mas para isso ele tem que dar algo para gente que está em lei. Estamos aqui, enfermagem, radiologia, nutrição, todos querendo o que está em lei e não verbalmente”, frisou Erasmo Peteleco, do Sindicato dos Radiologistas de Roraima.

Isonomia salarial

Assim como a classe da educação, os profissionais da Saúde também buscam 10% de reajuste salarial. O governo concedeu o aumento à Educação após uma série de protestos. Conforme Maria La Paz, integrante do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima (Sindprer), a classe quer isonomia na decisão.

“Quando ele [o governador] vai dar algum direito para a Saúde é sempre com muita dificuldade e a gente ver outras categorias recebendo benefícios e direitos sem dificuldade nenhuma. Então hoje a gente cobra essa isonomia que foi dada para a Educação”, disse.

Já quanto ao pagamento de reajuste, os sindicatos revelaram que nem todos os servidores receberam os 11%. A promessa inicial é que tanto profissionais efetivos como seletivados iriam receber o aumento, no entanto, os servidores temporários não receberam.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

32 minutos ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

1 hora ago

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

16 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

19 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

20 horas ago