Saúde

SUS vai ofertar primeiro medicamento para demência associada ao Parkinson

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão da rivastigmina no Sistema Único de Saúde (SUS) como tratamento para demência associada à doença de Parkinson.

A medida vai preencher uma lacuna até então existente na oferta de medicamentos para essa condição no Brasil. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (21).

Em suma, a decisão foi respaldada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que reconheceu a eficácia do medicamento no controle dos sintomas cognitivos da doença.

Aproximadamente 30% dos pacientes com Parkinson desenvolvem demência associada, caracterizada por lentidão cognitiva, déficits de atenção e memória, além de sintomas como alucinações, delírios e apatia.

“Esta incorporação representa um avanço significativo para os pacientes e suas famílias, que agora poderão contar com o SUS para acessar um tratamento que melhore sua qualidade de vida”, destacou Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde.

Doença de Parkinson: Uma Realidade Crescente

O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo, ficando atrás apenas da doença de Alzheimer. Como resultado, estima-se que a doença afeta entre 100 e 200 indivíduos por cada 100 mil acima de 40 anos, número que aumenta significativamente após os 60 anos.

Atualmente, o SUS já oferece tratamentos medicamentosos, fisioterapêuticos, além de implantes de eletrodos e geradores de pulsos para estimulação cerebral. A ideia é deter a progressão da doença e aliviar os sintomas.

Com a incorporação da rivastigmina, o sistema de saúde pública brasileiro amplia suas opções terapêuticas para pacientes com Parkinson. Isso vai reforçar o compromisso com a qualidade de vida e cuidado integral desses indivíduos.

Por fim, a medida é vista como um passo importante no enfrentamento de uma doença complexa e progressiva. O objetivo é proporcionar esperança e melhores perspectivas para milhares de brasileiros afetados pelo Parkinson e suas complicações cognitivas.

Fonte: Agência Brasil

Bruna Alves

Recent Posts

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

47 minutos ago

Homem é preso em Boa Vista por estuprar a própria filha durante sete anos

Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…

2 horas ago

Sine oferta 109 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 22

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

3 horas ago

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

17 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

18 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

18 horas ago