Saúde

Universidade americana abre 25 vagas para brasileiros em programa de mentoria

Jovens cientistas nas áreas de ciências biológicas e biomédicas que estejam na graduação ou mestrado podem entrar no grupo de 25 brasileiros que serão selecionados pela Universidade de Yale, nos EUA, no Yale-Proxima Mentorship Program.

A mentoria gratuita abriu inscrições para sua segunda edição, que será entre março e dezembro de 2022. O prazo para se inscrever é até o dia 15 de novembro.

Os participantes terão acesso a workshops virtuais e discussões sobre as práticas, estratégias e habilidades necessárias para se tornarem líderes na sua área de pesquisa. Por exemplo, assuntos como comunicação efetiva, estratégias de persistência e planejamento de carreira.

Além disso, os estudantes formarão grupos menores de até cinco pessoas para discutir temas relevantes para suas carreiras. Portanto, terão o apoio de mentores bolsistas dos programas Capes-Yale de doutorado e pós-doutorado em Ciências Biomédicas.

Dessa forma, eles não vão apenas receber orientações práticas, mas também explorar diferentes possibilidades de carreira e ingressar na comunidade científica.

Em dezembro, ao final do programa, está previsto o encontro presencial no Seminars in Biomedical Sciences, no Brasil. Ele é internacional e acontece há vários anos com o objetivo de conectar jovens talentos brasileiros a líderes científicos do mundo inteiro.

Inscrições no programa da Universidade

Para se inscrever, o candidato deve preencher os seguintes requisitos: interesse em ciências biológicas ou biomédicas; ser um estudante de curso de graduação ou mestrado, ou ter recentemente conquistado o mestrado; bem como não estar inscrito em nenhum programa de PhD nem ter doutorado.

Além disso, deve residir no Brasil e planejar continuar no país durante o programa.

Ter experiência em pesquisa, mesmo que em áreas diferentes, é um ponto favorável.

As inscrições são gratuitas, e poderão ser efetuadas até 15 de novembro a partir do link iniciativa-proxima.org/program-application. Os documentos necessários são:

  • Uma curta biografia em vídeo, com no máximo dois minutos de duração, na qual o candidato poderá falar um pouco sobre si e suas expectativas;
  • Um texto em português, com no máximo 250 palavras, trazendo um exemplo de alguma iniciativa em que o candidato tenha tomado parte e que possa ser considerada única, com impacto em sua vida ou em sua comunidade;
  • Um texto em inglês, com no máximo 300 palavras, com a descrição de sua experiência anterior em ciências e educação, e como a participação no programa da Universidade poderá impactar em sua carreira;
  • Uma breve descrição em inglês, com no máximo 50 palavras, de seus interesses atuais e futuros;
  • O link para seu currículo Lattes;
  • Currículo;
  • Por fim, o histórico acadêmico oficial.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site do Yale-Proxima Mentorship Program. O Iniciativa Próxima também possui contas no Twitter e no Instagram.

Fonte: Da Redação

Nayra Wladimila

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

11 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

15 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

15 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

17 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

18 horas ago