Após o setor de Trauma do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) passar por obra de adequação, chegou a vez da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O setor, que possui 15 leitos, terá um total de 28 vagas disponíveis para atendimento infantil de alta complexidade, após a reforma. A ampliação começou nesta segunda-feira (10) e a previsão de conclusão é em 20 dias.
De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, a obra de adequação do Trauma terminou há duas semanas. O setor responsável por receber crianças em situações críticas, teve a capacidade de leitos dobrados.
Conforme a diretora geral do HCSA, Francinete Rodrigues, a demanda da unidade tem aumentado e a gestão municipal busca alternativas para suprir a demanda. Um dos exemplos, é o caso da UTI que estava lotada nas últimas semanas.
“Começamos a adequação da UTI e nesta obra serão implementados mais 13 novos leitos. Até semana passada, estávamos trabalhando com o setor lotado. Com a ampliação dos leitos, iremos trabalhar de forma mais tranquila com as crianças que precisam de atendimentos, pois o período sazonal está próximo e a demanda do hospital deve aumentar de forma significativa. Desse modo, estamos nos preparando para esse impacto”, disse.
Diante da demanda que aumenta de forma desproporcional, o prefeito Arthur Henrique (MDB) tem articulado em Brasília a busca por investimentos e recursos para ampliar os serviços ofertados no HCSA.
Nesse sentido, em uma portaria publicada, o Ministério da Saúde estabeleceu recurso anual de R$ 5.026.050,00. O objetivo é fortalecer os atendimentos na unidade hospitalar infantil.
Na terça-feira (11), o HCSA recebeu reforço de 33 profissionais enviados pelo Governo Federal. A equipe deve atuar no processo de reestruturação da unidade hospitalar.
Entre os 33 profissionais, estão médicos especialistas, clínico geral, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistentes administrativos.
Dessa forma, a ação de fortalecimento da Rede Municipal do SUS em Boa Vista é composta por dois movimentos. São eles: doação de equipamentos hospitalares e envio de 19 profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
Por fim, a capital recebe também a implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI).
Fonte: Da Redação
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…