Saúde

UTI do Hospital da Criança receberá 13 novos leitos

Após o setor de Trauma do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) passar por obra de adequação, chegou a vez da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O setor, que possui 15 leitos, terá um total de 28 vagas disponíveis para atendimento infantil de alta complexidade, após a reforma. A ampliação começou nesta segunda-feira (10) e a previsão de conclusão é em 20 dias.

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, a obra de adequação do Trauma terminou há duas semanas. O setor responsável por receber crianças em situações críticas, teve a capacidade de leitos dobrados.

Conforme a diretora geral do HCSA, Francinete Rodrigues, a demanda da unidade tem aumentado e a gestão municipal busca alternativas para suprir a demanda. Um dos exemplos, é o caso da UTI que estava lotada nas últimas semanas.

“Começamos a adequação da UTI e nesta obra serão implementados mais 13 novos leitos. Até semana passada, estávamos trabalhando com o setor lotado. Com a ampliação dos leitos, iremos trabalhar de forma mais tranquila com as crianças que precisam de atendimentos, pois o período sazonal está próximo e a demanda do hospital deve aumentar de forma significativa. Desse modo, estamos nos preparando para esse impacto”, disse.

Investimentos e recursos para o Hospital da Criança

Diante da demanda que aumenta de forma desproporcional, o prefeito Arthur Henrique (MDB) tem articulado em Brasília a busca por investimentos e recursos para ampliar os serviços ofertados no HCSA.

Nesse sentido, em uma portaria publicada, o Ministério da Saúde estabeleceu recurso anual de R$ 5.026.050,00. O objetivo é fortalecer os atendimentos na unidade hospitalar infantil.

Na terça-feira (11), o HCSA recebeu reforço de 33 profissionais enviados pelo Governo Federal. A equipe deve atuar no processo de reestruturação da unidade hospitalar.

Entre os 33 profissionais, estão médicos especialistas, clínico geral, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistentes administrativos.

Dessa forma, a ação de fortalecimento da Rede Municipal do SUS em Boa Vista é composta por dois movimentos. São eles: doação de equipamentos hospitalares e envio de 19 profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)

Por fim, a capital recebe também a implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI).

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

7 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

8 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

9 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

12 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

13 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

14 horas ago