Vacina contra a gripe - Foto: Divulgação/Semuc/PMBV
O Ministério da Saúde prorrogou a vacina contra a gripe na região Norte até o dia 31 de janeiro. A imunização é recomendada para toda a população não vacinada, a partir dos 6 meses de vida. A iniciativa considera a situação epidemiológica local, os estoques disponíveis e as estratégias definidas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. O MS estima que 6,6 milhões de pessoas recebam a dose no Norte brasileiro.
Desde 2023, a estratégia de imunização contra a gripe nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins passou a ocorrer no segundo semestre do ano, devido às particularidades climáticas da região, que inicia nessa época o “Inverno Amazônico”, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe. A vacina influenza protege os brasileiros e contribui para a redução de internações no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o começo da mobilização, houve a aplicação de 2.881.622 doses da vacina contra a influenza na região, alcançando assim uma cobertura vacinal de 39,3%. No total, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza no SUS 47 imunobiológicos, sendo 30 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. Entre as vacinas estão as do Calendário Nacional, bem como as indicadas para grupos em condições clínicas específicas.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos