Saúde

Vereador denuncia falta de médicos em Hospital de Mucajaí

O vereador Joelson Costa (PR), presidente da Câmara Municipal de Mucajaí, ao Sul de Roraima, denunciou falta de médicos no Hospital José Guedes Catão. A unidade de saúde, que é de responsabilidade do Governo do Estado, apresenta estrutura precária.

Conforme o parlamentar, documentos obtidos pelos vereadores registram a falta de médicos nos plantões, que são realizados somente por técnicos e enfermeiros, desde o início do mês de maio.

Na última semana, Joelson enviou ofício para o Ministério Público de Roraima (MPRR), onde ele denunciou a situação que ele descreve como “precária”. Como resultado de diversas outras denúncias realizada pelos vereadores do município, o órgão fiscalizador chegou a mover uma ação contra o Estado.

“Já fiz várias denúncias ao Ministério Público, assim como os demais colegas aqui […] por falta de ambulância, falta de condutor, falta de médico. É uma situação precária na unidade hospitalar.”, disse.

No último documento protocolado por Joelson, ele destaca que o Governo do Estado descumpre determinação judicial de mante pelo menos dois médicos por plantão na unidade.

Segundo o vereador, o problema se arrasta há muito tempo. Ele comentou que um paciente morreu no hospital ano passado, porque não havia médico na ocasião.

“A falta de médico contribuiu para a morte do paciente. Se tivesse o médico na unidade hospitalar o atendimento seria outro. Hoje, mesmo com essa decisão que obriga [a Sesau] a manter dois médicos por plantão na unidade hospitalar, o Estado ainda vem descumprindo essa decisão de judicial. Nós temos documentos para provar que, realmente, muitos desses plantões estão sendo feitos somente pelos técnicos de enfermagem e enfermeiros”, relatou.

Citados

Por meio de nota, o MPRR informou que o órgão já expediu um ofício para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no último dia 16 de maio, a fim de solicitar o envio das escalas de plantões dos médicos lotados no hospital. O órgão acompanha a situação, inclusive, com ajuizamento de Ação Civil Pública.

A direção do Hospital José Guedes Catão afirmou que o problema de atendimento de médicos foi um caso isolado que ocorreu no domingo (21). Ressaltou ainda que o serviços estão acontecendo normalmente.

Em relação à reforma da unidade, a direção informou que os trabalhos foram assumidos por uma nova empresa.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas

21 minutos ago

Governo Federal vai acompanhar 500 municípios vulneráveis com apoio técnico contra a fome

Portaria define apoio do Ministério do Desenvolvimento ao longo de um ano; municípios devem aderir…

1 hora ago

Mais de 54 mil alunos iniciam o ano letivo de 2026 na segunda-feira, 2, em Boa Vista

Ao todo, mais de 54 mil alunos serão atendidos em 145 unidades escolares do município.

2 horas ago

Credenciamento para Instrutores e Consultores do Senar Roraima encerra amanhã, 2 de fevereiro

Processo não estabelece número máximo de vagas e contratação ocorrerá em todo estado

3 horas ago

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

19 horas ago