Saúde

Vereador denuncia falta de médicos em Hospital de Mucajaí

O vereador Joelson Costa (PR), presidente da Câmara Municipal de Mucajaí, ao Sul de Roraima, denunciou falta de médicos no Hospital José Guedes Catão. A unidade de saúde, que é de responsabilidade do Governo do Estado, apresenta estrutura precária.

Conforme o parlamentar, documentos obtidos pelos vereadores registram a falta de médicos nos plantões, que são realizados somente por técnicos e enfermeiros, desde o início do mês de maio.

Na última semana, Joelson enviou ofício para o Ministério Público de Roraima (MPRR), onde ele denunciou a situação que ele descreve como “precária”. Como resultado de diversas outras denúncias realizada pelos vereadores do município, o órgão fiscalizador chegou a mover uma ação contra o Estado.

“Já fiz várias denúncias ao Ministério Público, assim como os demais colegas aqui […] por falta de ambulância, falta de condutor, falta de médico. É uma situação precária na unidade hospitalar.”, disse.

No último documento protocolado por Joelson, ele destaca que o Governo do Estado descumpre determinação judicial de mante pelo menos dois médicos por plantão na unidade.

Segundo o vereador, o problema se arrasta há muito tempo. Ele comentou que um paciente morreu no hospital ano passado, porque não havia médico na ocasião.

“A falta de médico contribuiu para a morte do paciente. Se tivesse o médico na unidade hospitalar o atendimento seria outro. Hoje, mesmo com essa decisão que obriga [a Sesau] a manter dois médicos por plantão na unidade hospitalar, o Estado ainda vem descumprindo essa decisão de judicial. Nós temos documentos para provar que, realmente, muitos desses plantões estão sendo feitos somente pelos técnicos de enfermagem e enfermeiros”, relatou.

Citados

Por meio de nota, o MPRR informou que o órgão já expediu um ofício para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no último dia 16 de maio, a fim de solicitar o envio das escalas de plantões dos médicos lotados no hospital. O órgão acompanha a situação, inclusive, com ajuizamento de Ação Civil Pública.

A direção do Hospital José Guedes Catão afirmou que o problema de atendimento de médicos foi um caso isolado que ocorreu no domingo (21). Ressaltou ainda que o serviços estão acontecendo normalmente.

Em relação à reforma da unidade, a direção informou que os trabalhos foram assumidos por uma nova empresa.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

3 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

3 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

4 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

5 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

6 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

6 horas ago