Golpe: criminosos se passam pela Defensoria Pública de Roraima para cobrar por serviços que são gratuitos

Criminosos usam detalhes reais dos processos e nomes de defensores para enganar pessoas atendidas pela instituição

Golpe: criminosos se passam pela Defensoria Pública de Roraima para cobrar por serviços que são gratuitos
Sede da Defensoria Pública de Roraima – Foto: Ascom DPE-RR

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) alerta a população sobre a atuação de golpistas que estão se passando por defensores públicos. Dessa forma, aplicam o chamado “golpe do falso advogado”, prática que já ocorre em vários estados do país.

Nesse tipo de golpe, os criminosos entram em contato com pessoas atendidas pela Defensoria, informando falsamente que houve uma decisão favorável no processo. Então, durante a abordagem, solicitam dados pessoais e pedem depósitos ou transferências bancárias para a liberação de um suposto valor.

Conforme a corregedora-geral da DPE-RR, defensora Lenir Rodrigues, um ponto que preocupa a instituição é o fato de os golpistas apresentarem informações específicas sobre os processos, como nomes dos envolvidos e andamento das ações. Esses dados, em regra, são acessíveis apenas a defensores, advogados, promotores, juízes e demais profissionais que atuam no sistema de justiça.

Esse detalhe, conforme a corregedora, aumenta o risco de as vítimas acreditarem na fraude. “Quando a pessoa percebe que o golpista conhece informações do processo, ela acaba confiando. Por isso é fundamental confirmar qualquer contato diretamente com a Defensoria”, alerta.

A orientação é que, ao receber esse tipo de contato, a pessoa não forneça informações pessoais, não realize pagamentos e procure imediatamente os canais oficiais da instituição para verificar a veracidade da informação. O atendimento pode ser feito pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), pelo WhatsApp (95) 98419-7540, ou pelo telefone 129, do Alô Defensoria, que é gratuito.

“A confirmação direta com a Defensoria é a forma mais segura de evitar prejuízos e impedir que outras pessoas também caiam em golpes”, conclui a corregedora.

ATENDIMENTO

Para agendar um atendimento, a pessoa pode comparecer presencialmente a uma das unidades da Defensoria Pública na capital ou no interior, ou enviar mensagem para o WhatsApp (95) 2121-0264, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

No interior, a Defensoria Pública está presente nos municípios de Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz do Anauá.

Todos os atendimentos são gratuitos.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x