Roraima teve 577 pessoas desaparecidas em 2025. Assim, com cerca de 80 desaparecimentos por 100 mil habitantes, lidera o índice divulgado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Quando se considera os casos envolvendo crianças e adolescentes desaparecidas, com idades entre 0 a 17 anos, Roraima teve 296 registros. Portanto, representa mais da metade dos casos.

O volume geral equivale a uma média de dois desaparecimentos por dia e resulta em uma taxa de 78,1 casos por 100 mil habitantes. Uma das mais elevadas do país. A taxa também é superior à média nacional, de 39,71 desaparecimentos por 100 mil habitantes.
Políticas Públicas
A Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovou em dezembro do ano passado, a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, que destina R$ 1,09 bilhão para a Segurança Pública.
Além disso, o Funda Estadual de Segurança Pública tem, segundo afirmou o secretário de Segurança em uma emissora local, R$ 80 milhões para execução este ano.
Desse modo, a reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima para saber se há investimento feito nessa área que tem colocado Roraima no topo do ranking de desparecidos.
Em resposta, o Estado disse que o delegado está com agenda cartorária cheia, e em breve será concedida uma coletiva de imprensa tendo em vista as diversas solicitações sobre o tema.
Fonte: Da Redação


