AgroBV 2024 impulsiona desenvolvimento agrícola da capital e incentiva empreendedorismo local

Evento também teve competição esportiva, visitas ao tradicional campo de girassóis e apresentações musicais de artistas da terra

AgroBV 2024 impulsiona desenvolvimento agrícola da capital e incentiva empreendedorismo local
Produtos em exposição na AgroBV – Foto: Divulgação/Semuc

A edição 2024 da AgroBV contou com participação de 61 empresas, 4 restaurantes, 20 barracas voltadas à agricultura familiar e 20 vendedores ambulantes, além de serviços disponibilizados secretarias da Prefeitura de Boa Vista no Centro de Difusão Tecnológica (CDT).

A praça de alimentação contou com uma variedade de sabores oferecidos por empresários e agricultores, que comercializaram seus produtos durante o evento. Além de ser dedicada aos bons negócios em diversos segmentos, a feira também foi um amplo espaço para as famílias participarem, visitarem o campo de girassóis e, assim, conhecer as potencialidades agrícolas do Estado.

Oportunidades

É o caso do militar aposentado Roberto Souza Lopes, que foi pela primeira vez à AgroBV com toda a família. Ele se surpreendeu com a organização, os estandes e, além disso, com as oportunidades de negócios presente.

“Está tudo muito bonito e organizado. Eu ouvia muito falar sobre a AgroBV e vim pessoalmente conferir que está sendo maravilhoso. Vi muitas máquinas agrícolas e outros produtos em exposição que mostram que aqui há boas oportunidades de negócios para todos os tipos de pessoa. Ano que vem, com certeza, estaremos aqui de novo”, disse.

E por falar em bons negócios, o estande da agricultora Anete Rodrigues e de sua filha Leonete, que contava com produtos de seu sítio localizado no P.A. Nova Amazônia 1, fez bastantes vendas durante a AgroBV. Havia uma variedade de produtos como: batata-doce, goma de tapioca e farinha de mandioca, todos produzidos com apoio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), destinado a incentivar e fomentar a produção agrícola no município.

“Vendemos bastante na AgroBV. Estamos muito felizes por essa oportunidade. Os insumos que adquirimos por meio do PMDA têm nos ajudado muito nos últimos três anos, aumentando a nossa produção. Acho que é muito importante esse tipo de incentivo e apoio que a prefeitura dá aos agricultores, principalmente os pequenos como é o nosso caso”, destacou Anete, que também integra a Cooperativa de Mulheres Agriculturas Independentes (Coopermai).

AgroBVRun

A adrenalina e emoção também estiveram presentes na Agrobv com a AgroBVRun, que reuniu atletas numa corrida de 5km cheia de aventura pelas estradas de barro do Centro de Difusão Tecnológica (CDT). Com poça d’água e trilhas no campo de milho, soja e girassol os participantes se aventuram, desse modo, numa disputa acirrada.

Palco para os diversos gêneros musicais

Sertanejo, forró, “pisadinha” e até o “gospel” tiveram vez e voz no palco da AgroBV. Nas três noites de festa, teve música para todos os gostos.

A cantora Aline Ferreira, acompanhada por Pablo Teles (guitarra), Johnny Paiva (guitarra), Erik Silva (baixo), Henrique Correia (bateria) e Marco Aurélio (teclados), levou um repertório dentro do segmento gospel e se encantou com a estrutura de som que foi armada para os músicos se apresentarem.

“Estou muito feliz e grata a todos da prefeitura por ter nos dar essa oportunidade a todos nós, artistas, especialmente do cenário gospel, que somos muitos e precisávamos também dessa abertura para a gente levar a nossa música e a nossa arte aqui nesse evento tão maravilhoso para as famílias. Isso é a valorização os artistas da terra”, disse.

O evento contou ainda com as apresentações musicais de: Banda Renovi, Halisson Crystian, Haynara Araújo, Marcos Noleto, Sarah Franco, Edir Rangel, Edvan Santini, Forró Stikado e, por fim, Estevão Alves.

Um espaço de serviços diversos para todos

Assim como ocorre em outros eventos do município, a prefeitura levou à AgroBV alguns de seus principais serviços de secretarias como Saúde, Finanças, Educação, Procon, AME BV, Segurança e Gestão Social, todos com a finalidade de aproximar a população das ações do dia a dia.

Os empreendedores apoiados pela AME BV também puderam expor e comercializar seus produtos durante a feira. O Projeto Crescer, expôs produtos confeccionados na Oficina de Artesanato, como bolsas, quadros, camisetas, entre outros. Ruan Kellve, integrante há quase um ano, foi pela primeira vez à AgroBV, levando algumas de suas obras. E todas venderam bastante.

“Estou bem emocionado, na verdade. É maravilhosa essa oportunidade porque, principalmente, hoje em dia, a gente precisa de experiência para conseguir trabalho. Então, com projetos como o Crescer, a gente consegue um pouco de experiência e conseguimos novas oportunidades de trabalho. Amo muito o que faço e quero partilhar isso com outras pessoas através da minha arte”, contou.

A empresária Camila Marinho prestigiou a Agrobv com toda família. Ela pontuou que a feira já está no calendário familiar, pois além de agregar valor para os agricultores, possibilita conhecer um pouco mais desse setor.

“Quando a gente chega, se surpreende por encontrar uma estrutura preparada para toda a família. Não perdemos nenhum ano. É simplesmente lindo se ver. Foi tudo bem pensado. Trazer a gente para mais próximo de tudo isso foi maravilhoso”, destacou.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x