Categories: Sem categoria

Após denúncia na imprensa, idosa que ficou por mais um mês internada no HGR realiza cirurgia no coração

Dona Leonora da Costa Oliveira, de 71 anos, realizou nesta segunda-feira, 20, a cirurgia no coração que aguardou por mais de um mês no Hospital Geral de Roraima (HGR). A filha da paciente, Elenize Oliveira, divulgou uma nota de agradecimento ao Roraima em Tempo, TV Imperial, Rádio 93 FM e outros veículos, pela repercussão do caso da mãe.

“Graças a veiculação da denúncia encaminhada por nós no dia 14/01, não somente a cirurgia de minha mãe foi realizada, mas outros pessoas que também aguardavam procedimentos foram e estão sendo contempladas! Além disso, a Sesau respondeu a nossa manifestação na Ouvidoria antes do prazo. Isso mostra a força do jornalismo roraimense na cobrança dos direitos dos cidadãos!”, destaca a mulher no texto.

O caso

O Roraima em Tempo publicou uma reportagem sobre a denúncia no dia 15 de janeiro. A idosa deu entrada no hospital após sofrer um infarto e passou mais de 40 dias internada aguardando para fazer a cirurgia.

No dia em que deu entrada, a equipe médica do HGR informou à família da paciente sobre a condição da idosa. Ela necessitava de um exame de cateterismo e, por isso, foi transferida para a área semintensiva. Contudo, a mulher não conseguiu fazer o procedimento porque, conforme a denúncia, o aparelho estava quebrado.

De acordo com o relato de Elenize Oliveira, no dia 23 de dezembro do ano passado, a clínica responsável pelo exame informou à família que reagendaram o procedimento para o dia 3 de janeiro de 2025. Por conta disso, houve grande transtorno e abalou emocionalmente a senhora que, conforme a denunciante, sofreu mais um infarto.

Com a situação, resolveram fazer o exame de forma emergencial, confirmando a obstrução de quatro artérias e sendo necessária uma cirurgia de revascularização do miocárdio. Mas, de acordo com a filha da paciente, a cardiologia disse que após reavaliarem o caso, Leonora deveria fazer um novo procedimento, nesse caso, a angioplastia, um procedimento que desobstrui as artérias do coração.

À época da denúncia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou em nota que a cirurgia de dona Leonora estava agendada.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

11 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

14 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

15 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

15 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

16 horas ago