Dona Leonora da Costa Oliveira, de 71 anos, realizou nesta segunda-feira, 20, a cirurgia no coração que aguardou por mais de um mês no Hospital Geral de Roraima (HGR). A filha da paciente, Elenize Oliveira, divulgou uma nota de agradecimento ao Roraima em Tempo, TV Imperial, Rádio 93 FM e outros veículos, pela repercussão do caso da mãe.
“Graças a veiculação da denúncia encaminhada por nós no dia 14/01, não somente a cirurgia de minha mãe foi realizada, mas outros pessoas que também aguardavam procedimentos foram e estão sendo contempladas! Além disso, a Sesau respondeu a nossa manifestação na Ouvidoria antes do prazo. Isso mostra a força do jornalismo roraimense na cobrança dos direitos dos cidadãos!”, destaca a mulher no texto.
O Roraima em Tempo publicou uma reportagem sobre a denúncia no dia 15 de janeiro. A idosa deu entrada no hospital após sofrer um infarto e passou mais de 40 dias internada aguardando para fazer a cirurgia.
No dia em que deu entrada, a equipe médica do HGR informou à família da paciente sobre a condição da idosa. Ela necessitava de um exame de cateterismo e, por isso, foi transferida para a área semintensiva. Contudo, a mulher não conseguiu fazer o procedimento porque, conforme a denúncia, o aparelho estava quebrado.
De acordo com o relato de Elenize Oliveira, no dia 23 de dezembro do ano passado, a clínica responsável pelo exame informou à família que reagendaram o procedimento para o dia 3 de janeiro de 2025. Por conta disso, houve grande transtorno e abalou emocionalmente a senhora que, conforme a denunciante, sofreu mais um infarto.
Com a situação, resolveram fazer o exame de forma emergencial, confirmando a obstrução de quatro artérias e sendo necessária uma cirurgia de revascularização do miocárdio. Mas, de acordo com a filha da paciente, a cardiologia disse que após reavaliarem o caso, Leonora deveria fazer um novo procedimento, nesse caso, a angioplastia, um procedimento que desobstrui as artérias do coração.
À época da denúncia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou em nota que a cirurgia de dona Leonora estava agendada.
Fonte: Da Redação
Textos que compõem a obra foram produzidos por alunos da rede pública
Apoio financeiro visa incentivar docentes a atuarem em regiões com carência de professores. Participantes receberão…
Para ter direito ao apoio financeiro em curso que forma professores é necessário ter nota…
Podem se inscrever, até o dia 26, estudantes que já haviam ingressado no curso, mas…
Informação foi dada na manhã desta terça-feira, 21, durante coletiva de imprensa com representantes das…
Linha interbairros 601 – Dr. Ayrton Rocha Direto/Caçari entrará em circulação nesta quarta-feira, 22