Categories: Sem categoria

Após denúncia na imprensa, idosa que ficou por mais um mês internada no HGR realiza cirurgia no coração

Dona Leonora da Costa Oliveira, de 71 anos, realizou nesta segunda-feira, 20, a cirurgia no coração que aguardou por mais de um mês no Hospital Geral de Roraima (HGR). A filha da paciente, Elenize Oliveira, divulgou uma nota de agradecimento ao Roraima em Tempo, TV Imperial, Rádio 93 FM e outros veículos, pela repercussão do caso da mãe.

“Graças a veiculação da denúncia encaminhada por nós no dia 14/01, não somente a cirurgia de minha mãe foi realizada, mas outros pessoas que também aguardavam procedimentos foram e estão sendo contempladas! Além disso, a Sesau respondeu a nossa manifestação na Ouvidoria antes do prazo. Isso mostra a força do jornalismo roraimense na cobrança dos direitos dos cidadãos!”, destaca a mulher no texto.

O caso

O Roraima em Tempo publicou uma reportagem sobre a denúncia no dia 15 de janeiro. A idosa deu entrada no hospital após sofrer um infarto e passou mais de 40 dias internada aguardando para fazer a cirurgia.

No dia em que deu entrada, a equipe médica do HGR informou à família da paciente sobre a condição da idosa. Ela necessitava de um exame de cateterismo e, por isso, foi transferida para a área semintensiva. Contudo, a mulher não conseguiu fazer o procedimento porque, conforme a denúncia, o aparelho estava quebrado.

De acordo com o relato de Elenize Oliveira, no dia 23 de dezembro do ano passado, a clínica responsável pelo exame informou à família que reagendaram o procedimento para o dia 3 de janeiro de 2025. Por conta disso, houve grande transtorno e abalou emocionalmente a senhora que, conforme a denunciante, sofreu mais um infarto.

Com a situação, resolveram fazer o exame de forma emergencial, confirmando a obstrução de quatro artérias e sendo necessária uma cirurgia de revascularização do miocárdio. Mas, de acordo com a filha da paciente, a cardiologia disse que após reavaliarem o caso, Leonora deveria fazer um novo procedimento, nesse caso, a angioplastia, um procedimento que desobstrui as artérias do coração.

À época da denúncia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou em nota que a cirurgia de dona Leonora estava agendada.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Livro roraimense de poemas é disponibilizado gratuitamente na internet

Textos que compõem a obra foram produzidos por alunos da rede pública

7 horas ago

Mais Professores: nova bolsa do Governo Federal leva docentes a regiões carentes

Apoio financeiro visa incentivar docentes a atuarem em regiões com carência de professores. Participantes receberão…

8 horas ago

Saiba como calcular a nota do Enem para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Para ter direito ao apoio financeiro em curso que forma professores é necessário ter nota…

10 horas ago

IFRR oferta quase 50 vagas para reingresso no curso de Tecnologia em Aquicultura em Amajari

Podem se inscrever, até o dia 26, estudantes que já haviam ingressado no curso, mas…

11 horas ago

Homem que informou à polícia sobre cemitério clandestino em Boa Vista era ‘olheiro’ de grupo criminoso

Informação foi dada na manhã desta terça-feira, 21, durante coletiva de imprensa com representantes das…

11 horas ago

Nova linha de ônibus vai atender 16 bairros na capital

Linha interbairros 601 – Dr. Ayrton Rocha Direto/Caçari entrará em circulação nesta quarta-feira, 22

12 horas ago