Moradores do bairro Asa Branca, na zona Oeste de Boa Vista, tem se preocupado com a formação de uma cratera na rua Belarmino Fernandes Magalhães. O problema é causado por uma rede de esgoto, que está cedendo no local.
A proprietária de um consultório na região procurou a imprensa para relatar a situação. Segundo ela, o problema é constante e prejudica o comércio local, visto que muitos têm medo de passar pela rua.
“As crateras não tem terra em baixo. É tipo um vazio que se forma. A água da chuva está indo para um caminho que a gente não sabe qual é. A Caer vem, joga um caminhão de terra, essa terra é consumida e aí abre novas crateras. Está acontecendo uma coisa muito grave aqui nessa rua. A gente está pedindo socorro porque não tem mais o que fazer”.
Acidentes
Ainda de acordo com a moradora, o asfalto cede com facilidade com a movimentação de veículos pesados. Um caminhão da Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer), responsável pela rede de esgoto, até chegou a cair em um buraco formado no local.
“É um oco que a qualquer momento desmorona. Caiu um caminhão de lixo. Abriu uma cratera e um caminhão de lixo ficou com a roda dentro dessa cratera. Veio um caminhão da Caer joga terra em um dos buracos, a gente falando ‘olha, um pouco a frente tem mais buracos’, e as pessoas ‘teimando’ dizendo que não, o pessoal da Caer. E quando chegou o caminhão deles para descarregar a terra, a piçarra que eles jogam, o caminhão atolou, afundou em outro buraco dessa rua”, contou a mulher.
A moradora relatou ainda que a Caer já descarregou quatro caminhões de piçarra para tentar resolver o problema, o que não teve o resultado esperado. “Essa terra vai embora. Ela está indo para algum canto e não tem uma resposta. Eles só vêm e tampam o buraco e aí forma um oco. Passa o caminhão e começa abrir a cratera, começa a se estender”, explicou.
Agora, a mulher cobra uma solução para que a situação seja resolvida com cuidado e não somente com serviços paliativos. “Os carros passam admirando o buraco. Essa rua é conhecida no Asa Branca como a rua problemática. Desde que foi feita essa ligação do esgoto, a gente vive em uma situação crítica”, relatou.
O que diz a Caer
Procurada, a Companhia de Água e Esgotos disse que a recomposição asfáltica da rua Belarmino Fernandes Magalhães está incluída no cronograma da empresa.
A empresa ressaltou ainda que a recomposição asfáltica das vias públicas segue um calendário pré-estabelecido e, devido ao período chuvoso, os serviços estão sendo realizados em dias de estiagem, já que é necessário que o solo esteja seco para fazer a recuperação do trecho.
Fonte: Rádio 93 FM