A Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) realiza na noite desta quarta-feira (30) uma audiência pública sobre a participação de jovens na política. O evento ocorre às 18h na CMBV, localizada no Centro da capital.
O Brasil registrou o menor número de jovens com 16 e 17 anos com título de eleitor, considerando dados até fevereiro, neste ano. Em suma, há 3.351 jovens alistados em Roraima, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta idade, o voto é considerado facultativo, conforme a Justiça Eleitoral.
Quem tem pendências com a Justiça Eleitoral ou deseja tirar o título tem o prazo até 4 de maio, a primeira segunda-feira de abril, para buscar pelos serviços. Não é necessário ir até o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Isso porque o órgão oferta os serviços neste link.
A vereadora Regiane Matos (MDB) idealizou a audiência na Câmara após observar a baixa adesão. Ela também vai presidir a audiência. De acordo com a parlamentar, mesmo após o TSE Realizar a semana do Jovem Eleitor, Roraima segue como um dos estados com mais baixa adesão.
“Roraima, Rondônia e Amapá foram as unidades da federação com a menor quantidade de pessoas entre 15 e 18 anos que buscaram a Justiça Eleitoral para tirar o primeiro título.”
O vereador Adnan Lima (PMB) será o mediador do evento. Enquanto, lideranças jovens apresentarão as palestras com os temas: A importância do Jovem na Política, Primeiro Voto, O que o voto do jovem influencia e Mulher Jovem na Política.
Por fim, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TER-RR, Daniely Souza Teixeira, também estará na Câmara para tirar dúvidas do público.
Aos 18 anos, o voto torna-se obrigatório no Brasil. No entanto, quem tem 16 e 17 anos pode escolher tirar o título e participar do pleito. No entanto, quem tem 15 anos também pode tirar o título de eleitor para votar.
Conforme a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima, Daniely Souza Teixeira, jovens de 15 anos, que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro, também podem fazer o alistamento eleitoral até o dia 4 de maio.
“A participação do jovem eleitor é de fundamental importância para a consolidação da democracia no país, é a chance de o jovem mostrar que tem voz e de escolher o melhor candidato para representá-lo no poder. Muitos jovens estão desacreditados com a política, mas nós temos o poder de mudar a nossa realidade”, pontuou a coordenadora.
De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, a votação do primeiro turno ocorre em 2 de outubro. A população deve votar para presidente, senador, governador, deputados federais e estaduais.
Quem deseja tirar o título de eleitor ou checar a própria situação com a Justiça Eleitoral, pode ter acesso aos serviços pelo Título Net. Na página, é necessário apontar a unidade federativa onde vive para receber o atendimento.
No caso de jovens que desejam fazer o alistamento, é necessário escolher a opção “Não Tenho” no campo “Título de Eleitor”. Em seguida, é preciso informar alguns dados pessoais, como nome dos pais e a própria data de nascimento.
É necessário digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos: RG (frente e verso) e comprovante de residência. No caso, de homens com 18 anos ou mais é preciso apresentar também o comprovante de quitação do serviço militar.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…