Sem categoria

Câmara de Boa Vista faz audiência pública sobre participação de jovens na política

A Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) realiza na noite desta quarta-feira (30) uma audiência pública sobre a participação de jovens na política. O evento ocorre às 18h na CMBV, localizada no Centro da capital.

O Brasil registrou o menor número de jovens com 16 e 17 anos com título de eleitor, considerando dados até fevereiro, neste ano. Em suma, há 3.351 jovens alistados em Roraima, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta idade, o voto é considerado facultativo, conforme a Justiça Eleitoral.

Quem tem pendências com a Justiça Eleitoral ou deseja tirar o título tem o prazo até 4 de maio, a primeira segunda-feira de abril, para buscar pelos serviços. Não é necessário ir até o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Isso porque o órgão oferta os serviços neste link.

Audiência pública

A vereadora Regiane Matos (MDB) idealizou a audiência na Câmara após observar a baixa adesão. Ela também vai presidir a audiência. De acordo com a parlamentar, mesmo após o TSE Realizar a semana do Jovem Eleitor, Roraima segue como um dos estados com mais baixa adesão.

“Roraima, Rondônia e Amapá foram as unidades da federação com a menor quantidade de pessoas entre 15 e 18 anos que buscaram a Justiça Eleitoral para tirar o primeiro título.”

O vereador Adnan Lima (PMB) será o mediador do evento. Enquanto, lideranças jovens apresentarão as palestras com os temas: A importância do Jovem na Política, Primeiro Voto, O que o voto do jovem influencia e Mulher Jovem na Política.

Por fim, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TER-RR, Daniely Souza Teixeira, também estará na Câmara para tirar dúvidas do público.

Quem pode tirar o título de eleitor?

Aos 18 anos, o voto torna-se obrigatório no Brasil. No entanto, quem tem 16 e 17 anos pode escolher tirar o título e participar do pleito. No entanto, quem tem 15 anos também pode tirar o título de eleitor para votar.

Conforme a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima, Daniely Souza Teixeira, jovens de 15 anos, que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro, também podem fazer o alistamento eleitoral até o dia 4 de maio.

“A participação do jovem eleitor é de fundamental importância para a consolidação da democracia no país, é a chance de o jovem mostrar que tem voz e de escolher o melhor candidato para representá-lo no poder. Muitos jovens estão desacreditados com a política, mas nós temos o poder de mudar a nossa realidade”, pontuou a coordenadora.

De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, a votação do primeiro turno ocorre em 2 de outubro. A população deve votar para presidente, senador, governador, deputados federais e estaduais.

Requerimento do título de eleitor

Quem deseja tirar o título de eleitor ou checar a própria situação com a Justiça Eleitoral, pode ter acesso aos serviços pelo Título Net. Na página, é necessário apontar a unidade federativa onde vive para receber o atendimento.

No caso de jovens que desejam fazer o alistamento, é necessário escolher a opção “Não Tenho” no campo “Título de Eleitor”. Em seguida, é preciso informar alguns dados pessoais, como nome dos pais e a própria data de nascimento.

É necessário digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos: RG (frente e verso) e comprovante de residência. No caso, de homens com 18 anos ou mais é preciso apresentar também o comprovante de quitação do serviço militar.

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

10 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

10 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

11 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

14 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

15 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

16 horas ago