O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) alertou a população sobre um golpe que está sendo aplicado em empresários através de e-mails. Na tarde de ontem (27), a corporação emitiu um comunicado sobre o caso.
Em entrevista ao Roraima em Tempo, o chefe de vistorias da Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos (DPST), capitão Fernando Troster, explicou que golpistas estão usando o nome da instituição para cobrar um suposto auto de vistoria em atraso.
Além disso, explicou que os disparos dos e-mails têm ocorrido nacionalmente. Assim, antes de qualquer medida, a recomendação é que as empresas que receberam o e-mail entrem em contato diretamente com o CMBRR.
“Qualquer e-mail pedindo cobranças, não clique em nenhum link. Diariamente, são milhares de e-mails que as pessoas recebem com esse tipo de situação. Por isso, há um termo chamado fishing, porque é como se fosse uma pescaria as vítimas”, contou.
Ainda conforme o capitão, o Corpo de Bombeiros não faz cobranças por meio de Pix ou transferência bancária. Em casos de cobranças por falta de regularização, a instituição comunica diretamente no estabelecimento.
Já os pagamentos só são feitos através do Documento de Arrecadação da Receita Estadual (Dare), que a empresa pode emitir no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
“Eles também alegam no e-mail que caso o pagamento não seja feito o CNPJ da empresa será cancelado. Mas, o Corpo de Bombeiros não pode cancelar o CNPJ, nós não temos capacidade ou competência para fazer isso”, detalhou.
Para comunicar os casos de golpe, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria da instituição ou pelo telefone (95) 98406-4574.
Já no caso de empresários que desejam se regularizar junto ao CBMRR, deve acessar o site do DSPT. No site, os empreendedores podem acessar os critérios e documentos necessários para cada tipo de edificação.
“A gente sabe que é difícil às vezes para o empresário. É um gasto a mais, mas é como um seguro. A pessoa quando tem o extintor em mãos, tem o sistema de sinalização, tem vidas salvas e os próprios bens empresário”, aconselhou.
Além disso, o capitão recomenda que os estabelecimentos não deixem os prazos em atraso e estejam atentos à documentação. “Se regularize com a gente e esteja atento pra que seus sistemas preventivos estejam adequados”, finalizou.
Por Samantha Rufino
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido