Sem categoria

Corpo de Bombeiros alerta empresários de RR sobre golpe de vistoria

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) alertou a população sobre um golpe que está sendo aplicado em empresários através de e-mails. Na tarde de ontem (27), a corporação emitiu um comunicado sobre o caso.

Em entrevista ao Roraima em Tempo, o chefe de vistorias da Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos (DPST), capitão Fernando Troster, explicou que golpistas estão usando o nome da instituição para cobrar um suposto auto de vistoria em atraso.

Além disso, explicou que os disparos dos e-mails têm ocorrido nacionalmente. Assim, antes de qualquer medida, a recomendação é que as empresas que receberam o e-mail entrem em contato diretamente com o CMBRR.

“Qualquer e-mail pedindo cobranças, não clique em nenhum link. Diariamente, são milhares de e-mails que as pessoas recebem com esse tipo de situação. Por isso, há um termo chamado fishing, porque é como se fosse uma pescaria as vítimas”, contou.

Golpes estão sendo aplicados via e-mail – Foto: Divulgação/CBMRR

Ainda conforme o capitão, o Corpo de Bombeiros não faz cobranças por meio de Pix ou transferência bancária. Em casos de cobranças por falta de regularização, a instituição comunica diretamente no estabelecimento.

Já os pagamentos só são feitos através do Documento de Arrecadação da Receita Estadual (Dare), que a empresa pode emitir no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

“Eles também alegam no e-mail que caso o pagamento não seja feito o CNPJ da empresa será cancelado. Mas, o Corpo de Bombeiros não pode cancelar o CNPJ, nós não temos capacidade ou competência para fazer isso”, detalhou.

Para comunicar os casos de golpe, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria da instituição ou pelo telefone (95) 98406-4574.

Auto de vistoria dos Bombeiros

Já no caso de empresários que desejam se regularizar junto ao CBMRR, deve acessar o site do DSPT. No site, os empreendedores podem acessar os critérios e documentos necessários para cada tipo de edificação.

“A gente sabe que é difícil às vezes para o empresário. É um gasto a mais, mas é como um seguro. A pessoa quando tem o extintor em mãos, tem o sistema de sinalização, tem vidas salvas e os próprios bens empresário”, aconselhou.

Além disso, o capitão recomenda que os estabelecimentos não deixem os prazos em atraso e estejam atentos à documentação. “Se regularize com a gente e esteja atento pra que seus sistemas preventivos estejam adequados”, finalizou.

Por Samantha Rufino

Samantha Rufino

Recent Posts

Jornalistas e criadores de conteúdo de Roraima podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede

Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…

10 minutos ago

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

1 hora ago

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

2 horas ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

3 horas ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

14 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

14 horas ago