Disputa por Essequibo: Maduro fala de ‘paz e entendimento’ em publicação sobre possível conversa com Governo da Guiana

Publicação foi feita neste sábado (9) nas redes sociais

Disputa por Essequibo: Maduro fala de ‘paz e entendimento’ em publicação sobre possível conversa com Governo da Guiana
Foto: Kremlin.ru/Wikimedia Commons

O presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou querer paz e entendimento ao comentar o interesse do país em incorporar o território de Essequibo, pertencente à Guiana.

“Guiana e ExxonMobil terão que sentar para conversar conosco, o Governo da República Bolivariana da Venezuela. De alma e coração, queremos paz e entendimento. Que o mundo escute, com o Acordo de Genebra, tudo!”, escreveu Maduro em sua conta no X (antigo Twitter), neste sábado (9).

Manhã de conversa com Lula

Também na manhã deste sábado (9), Maduro conversou com Lula por telefone, como informou o Governo Federal.

A ligação tratou da tensão entre Venezuela e Guiana pela região de Essequibo.Na conversa, Lula transmitiu a preocupação do Brasil e outros países sul-americanos sobre o tema, e citou a declaração aprovada na Cúpula do Mercosul, assinada por por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile.

“[Lula] recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz”, escreveu o Governo. Ainda de acordo com a nota, Lula pontuou sua posição contrária a “medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”.

Fonte: CNN

0
Would love your thoughts, please comment.x