Encontro de professores intérpretes de línguas indígenas na UFRR abre inscrições para monitorias e minicursos

Evento acontece entre os dias 16 e 18 de outubro e contará com conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e oficinas sobre políticas linguísticas voltadas para o multilinguismo na Amazônia

Encontro de professores intérpretes de línguas indígenas na UFRR abre inscrições para monitorias e minicursos
Fachada da UFRR: Foto – Reprodução/Facebook/UFRR

O VII Encontro de Professores e Intérpretes de Línguas Indígenas de Roraima ocorre de 16 a 18 de outubro na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento já abriu inscrições para os interessados na programação e também em atuar como monitores.

O encontro contará com conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e oficinas sobre políticas linguísticas voltadas para o multilinguismo na Amazônia. Além disso, ofertará minicursos com as seguintes temáticas: 

  • Músicas Indígenas no Ensino de Línguas;
  • Introdução ao Roteiro para Histórias Indígenas;
  • Jamaxim Cultural: Literaturas Indígenas com as escolas e comunidades;
  • Planejamento e metodologias para um ensino Multilingue;
  • Línguas Indígenas na internet e uso de ferramentas digitais no ensino de línguas;
  • Interpretação e Tradução em Línguas Indígena.

Para inscrever-se no evento bastar acessar https://7epilirr.weebly.com/.

Também estão abertas as inscrições para os interessados em atuar como monitores. A certificação será de 20 horas. O formulário está disponível aqui. Acadêmicos de todas as instituições de ensino de Roraima podem atuar na monitoria.

O encontro reunirá representantes de diversos grupos etnolinguísticos, mestres de saberes tradicionais, professores, assim como intérpretes e pesquisadores de todo o Brasil com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências sobre a preservação, fortalecimento e revitalização das línguas indígenas e suas manifestações culturais.

Exposições de arte, exibições de filmes, bem como uma mostra de artesanato indígena fazem parte das atividades culturais previstas. Além disso, instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) terão representantes compartilhando seus conhecimentos no evento.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x