Sem categoria

Equipe I, Robot de Boa Vista apresenta projeto de transporte de vacinas em Manaus

A equipe I, Robot, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da prefeitura de Boa Vista apresentou o projeto ‘Zaila’ de transporte de vacinas no ‘Torneio SESI de Robótica FLL – First LEGO League 2022‘. O torneio iniciou nessa sexta-feira (22) e seguiu este sábado (23) em Manaus (AM).

Ao todo, 21 equipes disputam vagas para a etapa nacional, prevista para o mês de maio. No primeiro dia do evento a ‘I, Robot’ apresentou aos jurados, o projeto de inovação escolhido para disputar o torneio.

Ele consiste na otimização da logística de transporte de vacinas para locais de difícil acesso, como por exemplo comunidades indígenas isoladas. O projeto ‘Zaila’ é em homenagem a uma criança indígena que os membros da ‘I, Robot’ conheceram em uma visita de campo à Comunidade Indígena Vista Alegre.

Além do projeto, a sessão de avaliação incluiu a apresentação do design do robô e do ‘core value’, voltado para os valores, sintonia e trabalho em equipe.

“Participar de um torneio desse porte garante a eles a oportunidade de intercâmbio com outras equipes, favorecendo novas experiências que contribuem, de forma efetiva, para o crescimento pessoal e desenvolvimento intelectual. Além, claro de fortalecer a cumplicidade e sintonia da equipe”, disse o professor do CCTI, Wilker Júnior.

Torneio

A programação do torneio garante aos participantes oportunidades de treino. Além disso, tem três ‘rounds oficiais’, momento em que o grupo leva para mesa o robô para cumprir missões estabelecidas na competição. Em cada um desses round’s, a equipe pontua. Porém, vale somente a maior pontuação obtida durante os dias de disputa.

Giulia Amaral é a mais nova da equipe e participa pela primeira vez da competição. Ela falou sobre as suas impressões neste primeiro dia de disputas. “Estou achando uma experiência incrível e divertida. Principalmente a parte de conhecer novas equipes, trocar experiências e ter a oportunidade de aprender mais”, disse.

Por outro lado, o capitão da equipe, Luciano Sampaio, participa do torneio desde 2017. Ele falou da emoção de estar em mais uma competição. “Foi muito satisfatório este primeiro momento. A expectativa para o último dia de competição é treinar bastante e darmos o nosso melhor, subir de colocação e garantirmos uma vaga na etapa nacional”, falou.

Projeto Zaila

Os membros da equipe construíram um protótipo de ‘câmara refrigerada’, alimentada por energia solar, com auxílio de um painel. A caixa térmica possui um cooler e um sistema automático de refrigeração. Isso permite que o interior da caixa atinja a temperatura de 6 graus e mantenha as vacinas conservadas.  

O projeto foi escolhido com base no tema “Cargo Connect” da etapa regional deste ano. Ele remete a necessidade de iniciativas inovadoras para companhias de diversos segmentos de transporte, seja aéreo, rodoviário ou fluvial, que precisaram se adequar e impulsionar a alta demanda de entregas durante a pandemia.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

5 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

8 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

10 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

11 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

12 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago