Sem categoria

Marinha inaugura a Agência Fluvial de Caracaraí, a primeira Organização Militar em Roraima

A Marinha do Brasil ativou, no início do mês, a Agência Fluvial de Caracaraí (AgCaracaraí), em Roraima. A nova Agência, que criada pela Portaria nº. 311, de 29 de novembro de 2017, do Comando da Marinha, é a primeira Organização Militar (OM) da Marinha no estado.  

As principais atribuições da agência terão foco na segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana, assim como prevenção da poluição hídrica nas vias navegáveis. Além disso, deve contribuir para a formação de pessoal para a navegação fluvial por meio de cursos do Ensino Profissional Marítimo.

A AgCaracaraí está subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC). Portanto, sua área de responsabilidade no estado de Roraima, em uma área de mais de 224 mil quilômetros quadrados e aproximadamente 522 mil habitantes. Dessa forma, as águas jurisdicionais diretas são o Rio Branco e seus afluentes, além da confluência do Rio Branco com o Rio Negro, no limite entre os estados de Roraima e Amazonas.

Cerimônia de inauguração

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, e contou com a presença do Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental. No entanto, estiveram presentes o Capitão de Mar e Guerra Welliton Lopes dos Santos e do Capitão-Tenente (AA) Jerry Kenned Sabino, que assumiu o cargo de Agente Fluvial de Caracaraí e de autoridades militares e civis de Roraima e do município de Caracaraí.

Durante o período de construção, a obra contou com o apoio da Assessoria Técnica de Engenharia do Com9ºDN, do 2º Grupamento de Engenharia. No apoio local, o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6ºBEC) do Exército Brasileiro e de apoio de transporte aéreo da Ala 8 da FAB.

Entre os motivos que contribuíram para a criação da agência, destaca-se a importância que este município sempre exerceu para a navegação fluvial. Sendo conhecido também como Cidade-Porto.

Sede da Agência

A AgCaracaraí apresenta posição estratégica para a navegação no Rio Branco, principal calha do estado, que em tempos áureos se constituía no único caminho para o escoamento das riquezas produzidas ou destinadas ao estado de Roraima, assegurando a ligação fluvial com o oceano Atlântico, por meio dos rios Negro e Amazonas.

A agência localiza-se na Avenida Doutor Zany, s/nº, Centro de Caracaraí e possui em sua estrutura um prédio administrativo, uma Escola de Ensino Profissional Marítimo, uma oficina de reparo de embarcações, um grupo gerador de energia elétrica, uma estação de tratamento de esgoto, cisterna, reservatório elevado de água e por fim, um poço artesiano.

Fonte: Marinha do Brasil

Gabriel Mello

Recent Posts

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

6 horas ago

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

9 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

10 horas ago

Vacina contra bronquiolite está disponível em todas as UBS’s de Boa Vista

Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana

10 horas ago

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

11 horas ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

12 horas ago