Nos últimos 30 dias, a Prefeitura de Boa Vista registrou furto de mais de 5 mil metros de cabos de energia de espaços públicos da capita. Os casos mais recentes ocorreram em duas praças. Na do Cidade Satélite, além dos fios, os criminosos levaram quadro de distribuição, disjuntores, bem como refletores. Já na do Pricumã, eles não conseguiram levar nada, mas a rede elétrica foi danificada, deixando o local na escuridão.
Somente nesses dois lugares o prejuízo estimado é de quase R$15 mil. Mas também foram alvos recentes, as praças João Mineiro, Praça da Bandeira, Orla, Ponte dos Macuxi, além das avenidas Carlos Pereira de Melo, Sebastião Diniz e das Américas.
Mesmo sendo crime, passível de multa e pena de até quatro anos de prisão, a onda de furtos é crescente. Isso, conforme a Prefeitura, devido ao valor comercial do cobre, metal condutor de energia que compõe os fios.
A frequência desses atos criminosos exige esforço constante da equipe da Superintendência de Iluminação Pública (SUIP), responsável pela manutenção do sistema e gera prejuízo aos cofres públicos.
“Para retirar os fios, às vezes, é preciso quebrar as caixas de passagem e os quadros de distribuição. Temos que refazer tudo e é um gasto extra que poderia ser investido em outros serviços”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, Thiago Amorim.
Em 2022, a Prefeitura gastou cerca de R$115 mil para substituir equipamentos danificados e repor os fios nos espaços públicos. Um serviço que nem sempre ocorre com rapidez deixando os espaços sem iluminação.
Por outro lado, os munícipes também podem contribuir denunciando atitudes suspeitas através da central 156.
Além disso, também podem acionar a Guarda Municipal, que atua com rondas diárias para coibir atos de vandalismo e furtos nos espaços públicos.
Fonte: Da Redação