Sem categoria

Mesmo com Hospital de Retaguarda fechado e leitos vazios, calamidade pública está em vigor em Roraima

O último boletim epidemiológico a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) apontou que os sete pacientes que estavam internados com suspeita de Covid-19 foram testados negativos, permanecendo nos leitos apenas por sequelas da doença e não necessitando mais dos leitos específicos para Covid. Para completar, nenhum leito de UTI exclusiva para a doença está ocupado. 

Acontece que recentemente os deputados estaduais, a pedido do governador Antônio Denarium (PP), aprovaram a prorrogação do estado de calamidade pública até 31 de dezembro desse ano. Isso significa que o Governo de Roraima terá quase R$2 bilhões para gastar sem a necessidade de realizar licitações ou prestação de contas, mesmo sem pandemia e no ano de uma eleição.

Mas como quase sempre em Roraima, a população se calou e 17 deputados tocaram o barco sem se preocuparem com a opinião pública. Cinco faltaram à sessão. Apenas dois parlamentares foram contra: Dhiego Coelho (PTC) e Nilton Sindpol (PP) alegaram que não havia a necessidade e ainda alertaram sobre os riscos de haver compras superfaturadas e sem necessidade alguma. 

Ao contrário do que ocorreu no processo de cassação do ex-deputado Jalser Renier, ocasião que levou centenas de pessoas às ruas numa segunda-feira de carnaval, desta vez ninguém se rebelou. Apenas parte da imprensa permaneceu questionando a aprovação da prorrogação da calamidade sem apoio popular. 

Isso prova que no dia da cassação estavam, em sua maioria, cargos comissionados de Jalser Renier e de Soldado Sampaio (Republicanos), todos interessados no desfecho da história e na manutenção dos cargos comissionados de um ou de outro. 

Vale lembrar que em 2021 o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que enviou para Roraima mais de R$5 bilhões. Outro fato relevante é que o governador Antônio Denarium guardou dinheiro por três anos e meio e só agora, em ano eleitoral, começou a investir superficialmente em algumas áreas na intenção de se reeleger. Ou seja, ele deixou a população sofrer por anos e só agora aparece como o “salvador da pátria” fazendo propaganda e afirmando que está matando a fome dos roraimenses. É isso que Roraima merece?

Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

13 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

3 horas ago