Sem categoria

Mesmo com Hospital de Retaguarda fechado e leitos vazios, calamidade pública está em vigor em Roraima

O último boletim epidemiológico a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) apontou que os sete pacientes que estavam internados com suspeita de Covid-19 foram testados negativos, permanecendo nos leitos apenas por sequelas da doença e não necessitando mais dos leitos específicos para Covid. Para completar, nenhum leito de UTI exclusiva para a doença está ocupado. 

Acontece que recentemente os deputados estaduais, a pedido do governador Antônio Denarium (PP), aprovaram a prorrogação do estado de calamidade pública até 31 de dezembro desse ano. Isso significa que o Governo de Roraima terá quase R$2 bilhões para gastar sem a necessidade de realizar licitações ou prestação de contas, mesmo sem pandemia e no ano de uma eleição.

Mas como quase sempre em Roraima, a população se calou e 17 deputados tocaram o barco sem se preocuparem com a opinião pública. Cinco faltaram à sessão. Apenas dois parlamentares foram contra: Dhiego Coelho (PTC) e Nilton Sindpol (PP) alegaram que não havia a necessidade e ainda alertaram sobre os riscos de haver compras superfaturadas e sem necessidade alguma. 

Ao contrário do que ocorreu no processo de cassação do ex-deputado Jalser Renier, ocasião que levou centenas de pessoas às ruas numa segunda-feira de carnaval, desta vez ninguém se rebelou. Apenas parte da imprensa permaneceu questionando a aprovação da prorrogação da calamidade sem apoio popular. 

Isso prova que no dia da cassação estavam, em sua maioria, cargos comissionados de Jalser Renier e de Soldado Sampaio (Republicanos), todos interessados no desfecho da história e na manutenção dos cargos comissionados de um ou de outro. 

Vale lembrar que em 2021 o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que enviou para Roraima mais de R$5 bilhões. Outro fato relevante é que o governador Antônio Denarium guardou dinheiro por três anos e meio e só agora, em ano eleitoral, começou a investir superficialmente em algumas áreas na intenção de se reeleger. Ou seja, ele deixou a população sofrer por anos e só agora aparece como o “salvador da pátria” fazendo propaganda e afirmando que está matando a fome dos roraimenses. É isso que Roraima merece?

Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

8 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

9 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

10 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

13 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

14 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

15 horas ago