Sem categoria

MPRR recomenda que Governo e Prefeitura interditem imediatamente Escola Boa Esperança, em Rorainópolis

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Rorainópolis, emitiu Recomendação nesta sexta-feira, 6, ao Estado de Roraima e Município de Rorainópolis para que interditem, de imediato, o prédio da Escola Estadual Boa Esperança e da Escola Municipal João Maia. Os Executivos devem suspender toda e qualquer atividade escolar no local que é compartilhado pelas duas unidades e já teve duas salas de aula interditadas. Hoje, 189 alunos estão matriculados nas escolas.

 O MPRR considerou as denúncias recebidas, as inspeções realizadas no prédio, assim como documentos juntados ao procedimento que investiga a situação. Eles evidenciam o estado de comprometimento da estrutura física do prédio, com risco concreto à vida e segurança de alunos, professores e servidores.

“A permanência da comunidade escolar no referido prédio configura ameaça à integridade física das crianças, adolescentes e servidores em flagrante violação ao dever constitucional do poder público de garantir ambiente seguro e adequado ao desenvolvimento educacional”, diz trecho da Recomendação assinada pelo Promotor de Justiça, André Bagatin.

 O MPRR ainda recomenda que Estado e Município realoquem os alunos, professores e servidores para locais adequados, seguros e com estrutura mínima para continuidade das aulas, de forma a garantir a preservação do calendário escolar e o regular desenvolvimento do ano letivo, além de informar, no prazo de 3 dias, as providências adotadas, comprovando tais medidas com documentos, como laudos de interdição, definição do novo local de funcionamento e cronograma de readequação definitiva da estrutura escolar.

Em caso de descumprimento da Recomendação, o MPRR tomará as medidas judiciais cabíveis, inclusive Ação Civil Pública por omissão do dever legal de assegurar ambiente escolar adequado e seguro.

Seed

Por meio de nota, a Secretaria de Educação (Seed) informou que ainda não recebeu a notificação da recomendação. E que, ao receber, se manifestará dentro do prazo estipulado pelo órgão. Além disso, ressaltou que também preza pela vida de estudantes e servidores. E adiantou que, junto à gestão da unidade de ensino e aos departamentos pedagógicos e administrativos, adotará as medidas que forem necessárias para resguardar a segurança de todos, bem como para não prejudicar o andamento das atividades pedagógicas.

Escola já foi alvo de denúncia

Em março deste ano, pais de alunos denunciaram a precariedade da estrutura. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrou a estrutura da instituição de ensino com rachaduras na parede, janelas sem vidros e até a quadra esportiva em total abandono.

“Olha aí a situação da escola que nossos filhos estão estudando. Isso é uma vergonha! Muita criança estudando de manhã, crianças de quatro anos e ainda tem os adolescentes. A Escola caindo, é um estado de calamidade…E dizem que só vão tomar providência quando ela cair”, disse um homem que não foi identificado.

Do mesmo modo, o homem também disse que os alunos têm medo do que pode acontecer caso a estrutura desabe. “Estão vendo o pátio? É lá que as crianças ficam na hora da chuva, pois eles correm por medo, medo das salas caírem…” explicou.

Por meio de nota, o Governo que o prédio pertence ao município, e que no local está funcionando duas escolas, sendo uma de responsabilidade da Prefeitura.

Disse ainda que uma equipe do Departamento de Gestão Escolar da Seed esteve na unidade de ensino e acompanha a situação. Informa ainda que a Seed já propôs para a comunidade escolar a possibilidade de transferência dos alunos para o prédio do Colégio Estadual Militarizado Tenente João de Azevedo Cruz, em Nova Colina, o que não foi aceito pelos pais dos estudantes.

Por fim, a Seed afirmou que entraria também em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Rorainópolis para encontrar uma solução viável ao caso. 

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Credenciamento para Instrutores e Consultores do Senar Roraima encerra amanhã, 2 de fevereiro

Processo não estabelece número máximo de vagas e contratação ocorrerá em todo estado

22 minutos ago

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

16 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

17 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

18 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

19 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

20 horas ago