Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) - Foto: Divulgação/Governo de Roraima
Um paciente, que preferiu não se identificar, tornou a denunciar falta de proctologista na rede pública de Roraima nesta terça-feira (28). Ele já espera há 7 meses por uma cirurgia no Hospital Geral de Roraima (HGR).
O homem procurou pela reportagem em agosto de 2022, ocasião em que afirmou que havia feito um procedimento na região perianal. Em seguida, foi encaminhado à Clínica Especializada Coronel Mota, onde recebeu um encaminhamento para uma nova cirurgia.
Contudo, a Secretaria de Saúde (Sesau) o informou que não havia proctologista para realizá-la. A pasta, no entanto, informou à época que o convênio com estes profissionais estava em fase de finalização. A expectativa era que as consultas e cirurgias dessa área fossem retomadas em setembro do ano passado, o que não ocorreu.
Ele chegou a procurar a Sesau outras vezes, mas segundo ele, a pasta afirmou que segue sem previsão.
Agora, o paciente voltou a sentir dor na região que precisa passar pela operação, e vive à base de medicação. “Eu estou à base de remédios, tomando torsilax todo dia para poder aliviar as dores. Eu preciso urgentemente dessa cirurgia ou de um TFD para poder fazer a cirurgia em outro lugar, em outro estado“, disse.
Em nota, a Sesau esclareceu que as consultas e procedimentos na área de proctologia estão ocorrendo normalmente no HGR.
Disse ainda que, assim como outros estados, Roraima enfrenta déficit de especialistas em algumas áreas, mas que vem realizando credeciamento de médicos para atender as demandas da rede estadual.
Fonte: Da Redação
Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos
Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo
O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…