Garimpeiros tentam retornar à Terra Yanomami para buscar minérios, diz presidente do Ibama

Rodrigo Agostinho disse em entrevista neste sábado (25) que foi instalada barreira para impedir a entrada dos garimpeiros

Garimpeiros tentam retornar à Terra Yanomami para buscar minérios, diz presidente do Ibama
Terra Yanomami – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Garimpeiros têm tentado retornar à Terra Yanomami para buscar minérios. O presidente do Ibama Rodrigo Agostinho divulgou a informação neste sábado (25) em entrevista a Globo News.

De acordo com Rodrigo, o Ibama permanece desde o dia 6 de fevereiro atuando na região. Na ocasião ocorreu a instalação de barreiras para impedir a entrada dos garimpeiros.

“Muitos garimpeiros ainda no mês de janeiro esconderam cassiterita, ouro e estão querendo retornar para buscar esse minério e estão querendo sair de lá levando esses minérios, e aí são nesses momentos que acaba se tornando um confronto. Nós estamos trabalhando em uma força-tarefa […] para que a gente não possa só socorrer as comunidades indígenas, mas também por fim nessa atividade ilegal“, disse.

Do mesmo modo, Rodrigo também explicou que o trabalho é feito junto à Polícia Federal, Força Nacional, Ministério da Defesa, Funai e Ministério dos Povos Indígenas para que ocorra a destruição de qualquer ponto de garimpo.

“É um trabalho intenso. Os garimpeiros entendiam que era uma operação momentânea e que eles iriam voltar para as áreas de garimpo. E agora, eles estão percebendo que nós vamos fazer um trabalho continuo nessa região para impedir que o garimpo se restabeleça nesse local, então começaram a surgir confrontos”, disse.

Confrontos com garimpeiros

Além disso, Rodrigo também relembrou os últimos conflitos que ocorreram na região. No entanto, ele também ressaltou que as equipes não estão lá para conflitos e sim, para impedir a permanencia de garimpeiros.

Uma base federal localizada na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, sofreu ataques de garimpeiros na madrugada do dia 22.

Já na quinta-feira (23), um grupo suspeito de atirar contra policiais militares na região do Rio Uraricoera na Terra Yanomami foi liberado por falta de provas.

Fonte: Globo News

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x